Líder do bloco partidário PSB/PP na Câmara relatou ao gestor o que considerou situações verificadas nestes primeiros dias do ano escolar e do novo governo.
Após receber inúmeros contatos de pais e professores relatando problemas na rede municipal de ensino de Imbituba, neste início de ano escolar, o vereador Bruno Pacheco solicitou reunião com o secretário de Educação para tratar dos mais diversos assuntos relacionados às demandas que chegaram ao seu conhecimento.
Durante a tarde da última quarta-feira (12), o líder do bloco partidário PSB/PP na Câmara foi recebido pelo secretário de Educação, Adilsander Bulso Sampaio, pelo chefe de Gabinete da Prefeitura de Imbituba, Marco Aurélio Spinardi, e pelo diretor executivo da Secretaria de Educação, Adalmir Reis, em encontro realizado no Paço Municipal.
Bruno Pacheco, relatou ao gestor da pasta o que considerou situações bem complicadas na Educação verificadas nestes primeiros dias do ano escolar e do novo governo.
Entre os problemas relatados, estão a falta de professores nas unidades de ensino, a falta de estagiários, a superlotação nas salas de aula em algumas escolas do município, e o não uso da hora atividade por parte dos educadores imbitubenses, consequência do número insuficiente de professores em sala de aula.
A hora atividade do professor é um momento em que o educador tem disponível, dentro da sua grade horária, para preparar conteúdo para as aulas, tirar dúvidas dos alunos, atender pais e responsáveis, e realizar outras atividades pedagógicas.
“Como o número de professores é insuficiente, esse recurso estabelecido dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que oferece tempo livre ao professor para planejar suas atividades dentro da escola, mas fora da sala de aula, não está sendo utilizado”, lamentou o vereador.
Bruno comentou também sobre os kits com uniformes e material escolar que estavam sendo entregues pelo município anualmente e que ajudavam muito tanto o aluno quanto as famílias de Imbituba e que este ano não foi possível.
Com relação aos kits, o secretário Adilsander justificou pela falta de tempo hábil para a compra dos materiais que deveriam ter acontecido no final do ano passado para que pudessem estar disponíveis neste retorno às atividades, mas se comprometeu a incluí-los no planejamento para 2026.
Foram abordados também temas como o aumento da demanda por vagas nas escolas e creches e soluções emergenciais sobre esse assunto.
Com relação a este problema, o vereador lembrou das obras no Centro Municipal de Educação Infantil Profª Marilene Pollachini, em Vila Alvorada, que estão paradas desde novembro do ano passado.
Ao secretário, o vereador Bruno Pacheco ainda relatou a falta de integrantes no Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE) que pode comprometer o repasse ao município de recursos federais disponibilizados pelo Ministério de Educação e Cultura.
A reunião, segundo o vereador, foi muito proveitosa.
“Tivemos esse primeiro contato mais direto com a nova equipe que irá gerenciar a Educação em nosso município nos próximos anos e tenho certeza que as demandas trazidas ao conhecimento do secretário Edilsander irão ser atendidas na medida do possível. A Educação transcende qualquer diferença política e deve ser tratada com responsabilidade porque afeta diuturnamente todos nós, famílias, trabalho, instituições e profissionais da área e acima de tudo, o futuro de nossa juventude”, acrescentou o vereador após o encontro.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass