Encontro foi uma iniciativa do líder do Governo na Câmara de Capivari de Baixo, vereador Eraldo dos Santos.
“Cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de algum grau de surdez no Brasil, seja ele leve, moderado, severo ou profundo. A campanha Setembro Azul foi criada para dar visibilidade à comunidade surda brasileira e conscientizar a sociedade sobre a importância da integração e do respeito a essas diferenças”.
Em Capivari de Baixo, esse foi o tema e o assunto tratado na “Roda de Conversa” que reuniu cerca de 120 pessoas na noite da última terça-feira (26) no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.
A data do encontro, iniciativa do líder do Governo na Câmara de Vereadores de Capivari, vereador Eraldo dos Santos, não foi escolhida por acaso: 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo, dia dedicado à reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. A data, oficializada no calendário nacional em 2008, é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, escola que hoje é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
O vereador capivariense é um dos defensores no município das políticas públicas de inclusão e acessibilidade, uma causa pela qual tem lutado há anos, como pai de uma filha portadora de deficiência auditiva e como parlamentar.
“Podemos sim tornar ‘audível’ este grito de luta, e fazer a diferença nesta sociedade muitas vezes omissa. É meu sonho neste mandato e isso me impulsionou a realizar este evento fundamental para nossa comunidade surda”, defende Eraldo.
A Roda de Conversa contou com a presença de convidados importantes, como a assistente social e de direitos humanos Ivania May, representando a Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) que congrega 18 municípios da região.
Também estiveram presentes à Roda de Conversa a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fabíola Claudino de Farias Silveira, o secretário da Saúde, Plínio da Silva Vieira, e a secretária de Desenvolvimento Social, Tayse Alves Brasilicio Felippe, entre outras autoridades.
“Juntos, debatemos os desafios enfrentados pelas pessoas surdas em nosso cotidiano e exploramos as políticas públicas necessárias para garantir seus direitos. Foi um evento de mentes dedicadas a construir um futuro mais inclusivo e acessível para todos”, complementa o vereador.
Eraldo dos Santos recentemente propôs à Prefeitura de Capivari de Baixo a possibilidade de o município oferecer a seus servidores um curso de capacitação em Libras para atuarem como intérpretes nas diversas secretarias de Governo auxiliando pessoas com deficiência auditiva através do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. Com esse objetivo, o vereador tem mantido contato com a prefeita, Márcia Roberg Cargnin, e com diversos secretários de Governo tratando do assunto.
A ideia, mais uma que trata da estrutura de políticas públicas volta à acessibilidade e inclusão, objetiva disponibilizar um servidor habilitado em Libras para atendimento aos deficientes auditivos e suas famílias inicialmente nas secretarias de Educação e Saúde do município, secretarias representadas no encontro da última terça-feira.
Para tal, Eraldo propôs a formação dos servidores interessados através da participação em um curso de extensão em Libras que já é oferecido pelo Centro Universitário Univinte/Fucap de Capivari desde junho deste ano.
O município de Capivari de Baixo tem atualmente mais de 80 pessoas portadoras de deficiência auditiva.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass