Operação Recupera investiga prejuízo de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Esquema teve início em 2018 e envolvia funcionários da Caixa.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação Recupera para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O grupo é acusado de causar um prejuízo estimado em R$ 3 milhões aos cofres públicos.
A ação contou com o apoio do Ministério Público Federal e da Caixa Econômica Federal e cumpriu mandados de busca e apreensão em Tubarão e Florianópolis, em Santa Catarina, e no Rio de Janeiro (RJ). Também foram determinadas medidas de bloqueio e indisponibilidade de bens e ativos dos investigados.
De acordo com a PF, o esquema começou em 2018 e envolvia a concessão indevida de benefícios assistenciais e previdenciários. Funcionários e ex-funcionários da Caixa inseriam dados falsos nos sistemas do banco para liberar pagamentos fraudulentos. Entre as irregularidades, foram identificadas:
comprovação de vida de pessoas fictícias ou já falecidas;
emissão de segundas vias de cartões para beneficiários inexistentes;
uso de documentos falsificados para habilitar benefícios.
Mesmo após serem demitidos, em 2022, os suspeitos continuaram a fraude, delegando a terceiros o saque mensal de pelo menos 17 benefícios fraudulentos ainda ativos.
A Caixa informou que instaurou processo disciplinar que levou à demissão dos envolvidos e confirmou que parte deles já tinha histórico de irregularidades semelhantes.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass