Operação investiga crimes cibernéticos de alta gravidade; suspeitos também vendiam dados sigilosos obtidos ilegalmente.
No início da manhã desta terça-feira (12), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão em Imbituba como parte de uma operação contra crimes cibernéticos de alta gravidade.
A ação ocorreu simultaneamente nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Montenegro e Arvorezinha, no Rio Grande do Sul.
Segundo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os investigados invadiram o sistema eletrônico de processos (e-proc) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e baixaram o vídeo de uma audiência sigilosa.
O material, que mostra o depoimento de uma adolescente vítima de abuso sexual, foi divulgado na rede social Discord com o objetivo de humilhá-la.
De acordo com a polícia, o crime teria sido motivado por vingança, já que o mandante da invasão está preso por pedofilia.
As investigações, conduzidas em conjunto com o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) da Polícia Civil gaúcha, também apontam que o grupo invadiu o sistema da Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP-RS) e comercializava informações sigilosas obtidas por meio de consultas internas.
Os alvos da operação são dois adolescentes, de 15 e 17 anos, e dois adultos, ambos com 20 anos. Os maiores de idade responderão por invasão dolosa de sistema informático, associação criminosa, corrupção de menores e divulgação de conteúdo pornográfico envolvendo adolescente.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass