Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Imbituba
20 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
16 °C
POLÍCIA

Caminhoneiro envolvido em acidente que matou motoboy em Imbituba, é preso

Fernando Amorim morreu após ser atropelado por uma carreta no último dia 1º de agosto; suspeita é de homicídio com dolo eventual.

Imbituba - SC, 25/08/2022 16h38 | Atualizada em 25/08/2022 16h39 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação | Fonte: Portal AHora / Polícia Civil

Uma reviravolta no caso do motoboy morto em serviço em Imbituba levou o Setor de Investigações e Capturas da Polícia Civil e prender preventivamente o caminhoneiro envolvido no atropelamento de Fernando Amorim, de 32 anos. O homem foi detido nesta quinta-feira no Estado do Paraná, por meio da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa.

Apoiados por levantamentos da Polícia Científica, após ouvirem do caminhoneiro e de sua esposa versões conflitantes com as evidências do local de crime, os investigadores, que inicialmente apuravam um homicídio culposo na direção, agora trabalham com a hipótese de homicídio com dolo eventual. 

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RELEMBRE O CASO

No dia 1º de agosto, por volta das 23h45, um caminhoneiro que transitava na avenida Marieta Konder Bornhausen, sentido Porto, efetuou uma manobra de retorno em local proibido nas proximidades da empresa Votorantim, cortando a frente de um motoboy que estava trabalhando e causando a sua morte.

Na sequência, o motorista do caminhão empreendeu fuga do local do acidente, com a motocicleta da vítima pegando fogo engalhada na carroceria do seu caminhão bitrem.

Inicialmente, agentes da Polícia Civil e peritos da Polícia Científica foram ao local de crime, e efetuaram os levantamentos iniciais.

 Apesar de ter fugido, o motorista do caminhão que provocou o acidente se apresentou na Delegacia de Polícia de Imbituba e deu sua versão dos fatos, argumentando que transitava pelo Acesso Norte em direção à BR-101 quando o motociclista apareceu sem que tenha percebido e foi atropelado pela carroceria do caminhão. 

O caminhoneiro negou que tivesse efetuado o retorno no local dos fatos, o que configuraria uma manobra proibida. No entanto, com a análise dos dados levantados pela Polícia Científica e pelo Setor de Investigação da Polícia Civil de Imbituba, observou-se que na verdade o caminhão trafegava no sentido contrário (BR-101/Porto de Imbituba) e efetuou a manobra em local proibido, interrompendo o fluxo normal da via e fazendo com que o motociclista batesse na porta do lado do motorista do caminhão.

Ao analisar o laudo cadavérico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), constatou-se que a vítima não apresentava lesões no tórax e no momento dos fatos usava capacete, descartando a hipótese de que a causa da morte teria sido esse impacto inicial. O laudo do IML apontou ainda que a causa da morte foi o esmagamento crânio encefálico provocado pelo atropelamento de um dos rodados do caminhão", afirma o delegado  Nicola Patel Filho, que preside o inquérito.

 

Diante dessas informações, concluiu-se que a morte do motoboy supostamente foi provocada pela insistência da manobra de retorno perpetrada pelo caminhoneiro que, visando fugir do local, assumiu o risco de produzir um resultado mais grave, que foi o esmagamento do crânio com um dos rodados do caminhão.

A partir disso, a Polícia Civil de Imbituba representou pela prisão preventiva do caminhoneiro que provocou o acidente, que foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário após manifestação favorável do Ministério Público. Assim, na manhã desta quinta-feira, a Polícia Civil do Estado do Paraná, cumpriu, na residência do caminhoneiro, na cidade de Ponta Grossa, o mandado de prisão expedido em desfavor do suspeito.

“É importante destacar que não se quer aqui banalizar o instituto jurídico do Dolo Eventual. No entanto, as evidências levantadas apontaram que o autor poderia ter evitado a morte da vítima se tivesse interrompido a manobra de retorno quando ocorreu o impacto da motocicleta no caminhão. Apesar disso, insistiu na conduta ilícita fazendo com que a tração de um dos rodados esmagasse o crânio da vítima e provocasse sua morte, em total desprezo com a vida humana e nitidamente assumindo o risco de provocar o resultado”, explica Delagado.

Patel afirmou ainda que esta foi a conclusão do minucioso trabalho técnico realizado pelos Policiais da DPCo de Imbituba e pela Polícia Científica de Laguna que analisaram os dados e apontaram de forma coerente as circunstâncias do crime.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!