Litoral Sul tem alerta de ventos de até 115 km/h e ondas de 4,5 metros.
Santa Catarina está sob “alerta amarelo” com “perigo potencial” de tempestades e chuvas intensas, em razão da passagem de um ciclone extratropical.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), outros setes estados também estão em monitoramento por conta do fenômeno: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Amazonas, Roraima e Sergipe.
Segundo o órgão, as consequências do fenômeno já poderão ser sentidas a partir desta quarta-feira (12), podendo se estender até a manhã de sexta-feira (14).
A previsão do tempo aponta para tempestades e temperaturas baixas, porém, nos estados do Amazonas, Roraima e Sergipe, as chuvas são causadas pelo transporte de umidade.
Conforme o Inmet, a formação de um ciclone extratropical está associada a uma frente fria que deve avançar para além do Sul do país, em áreas também do Sudeste e Centro-Oeste.
Nessas áreas, existe a tendência de queda de 10°C a 12°C com relação ao observado no dia anterior.
A Marinha do Brasil emitiu uma nota alertando que o ciclone poderá provocar ressaca, com ondas de altura de até 4,5 metros, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), entre as noites de quarta (12) e sexta-feira (14). O fenômeno também poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião (SP), com ventos de até 100 km/h.
O ciclone extratropical que se aproxima de Santa Catarina deve causar ventania com intensidade de até 115 km/h em parte do litoral na segunda metade desta semana. O alerta é da Marinha do Brasil, que prevê também ressaca no mar e ondas com altura de até 4,5 metros até a noite de sexta-feira (14).
O ciclone está em formação no mar entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A Marinha afirma que a ventania será sentida a princípio com maior intensidade do estado vizinho ao Litoral Sul catarinense, a partir da manhã de quarta (12).
De Laguna à cidade gaúcha do Chuí, os ventos começarão a circular com intensidade de até 100 km/h e na direção do Sudeste a Nordeste. Posteriormente, a ventania irá a 115 km/h, já no sentido Noroeste a Sudoeste, com ocorrência até a noite de quinta (13).
No Litoral Norte de Santa Catarina, já para cima de Laguna, a ventania deve ganhar maior força a partir da noite de quarta, circulando na direção do Noroeste a Sudoeste e com intensidade de até 100 km/h. O fenômeno deve se manter até a noite de sexta e se estender até o litoral de São Paulo.
Aos navegantes e pescadores, a Marinha do Brasil ainda disponibiliza em seu portal informações atualizadas do mau tempo e das condições do mar.
Antes da ventania e ressaca no mar, Santa Catarina ainda deve ter, também por influência do ciclone, chuva persistente e volumosa, principalmente no Sul do estado.
A terça-feira (11) em Santa Catarina será marcada por instabilidade, com possibilidade de chuva persistente e volumosa principalmente na Sul do Estado. Segundo a Epagri/Ciram, durante o dia poderão ocorrer períodos de melhorias, especialmente na região Norte.
As chuvas mais intensas se concentrarão nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com destaque para o Planalto Sul e o Litoral Sul. Nessas regiões a precipitação ocorre de forma persistente e com intensidade moderada a forte por alguns momentos, prevê a Defesa Civil.
O amanhecer de terça terá temperaturas entre 9°C e 15°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí. Nas demais áreas os termômetros variam entre 15 e 18°C.
Já durante a tarde de terça as máximas ficam entre 11°C e 19°C nas regiões Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas outras áreas do Estado as temperaturas oscilam entre 19°C a 26°C, podendo atingir até 35°C em localidades do Extremo-Oeste.
Defesa Civil e Peagri/Ciram alertam que a semana toda será marcada por chuva persistente em SC, com acumulados que podem superar a casa dos 150 milímetros no período. O Sul catarinense e a Grande Florianópolis são as áreas que devem ser mais afetadas pelas chuvas (veja mapa abaixo).
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass