Em um domingo (24) de boas ondas na Praia da Ferrugem, a surfista, que tem 18 anos, derrotou três concorrentes para faturar o título da competição, incluindo a jovem Isabelle Nalu, de 15, na final.
A catarinense Taina Hinckel foi a campeã da primeira etapa brasileira do Qualifying Series (QS) da World Surfe League (WSL), em Garopaba. Em um domingo (24) de boas ondas na Praia da Ferrugem, a surfista, que tem 18 anos, derrotou três concorrentes para faturar o título da competição, incluindo a jovem Isabelle Nalu, de 15, na final. Entre os homens, o argentino Santiago Muniz foi o vencedor, deixando o brasileiro Messias Felix com o vice da etapa que tem o patrocínio do Banco do Brasil e do BB Asset Management.
“Estou muito feliz por vencer meu primeiro QS. Já tive alguns bons resultados, mas nunca tinha tido uma vitória e estou amarradona”, disse Taina. “Este lugar é especial para mim, já venci outros eventos aqui e estou muito feliz por conseguir soltar o meu surfe nesse campeonato. Consegui achar ondas boas nas baterias e estava muito feliz dentro d´água, me divertindo, fazendo o que eu gosto”, completou.
Agora vice-líder do ranking regional da WSL, Taina Hinckel venceu a final sobre Isabelle Nalu por 15.00 (7.33 + 7.67) a 11.43 (6.83 + 4.60). Nas semis, a campeã havia passado pela peruana Daniella Rosas quebra de recorde da competição, anotando uma onda com 9.50 e 17.00 no agregado. Isabelle, por sua vez passou na semi por Silvana Lima, representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado.
Entre os homens, Santiago Muniz bateu o brasileiro Messias Felix por 13.17 (7.50 + 5.67) a 10.90 (6.83 + 4.07) na final para ficar com o título. Vale destacar que o argentino, que já participa do Challenger Series, foi o único estrangeiro no top-16. Leo Casal e Heitor Alves foram eliminados nas semifinais e ficaram na terceira colocação.
Campeões e vices do QS de Garopaba (Daniel Smorigo / World Surf League)
QS de Garopaba
Esta foi a primeira etapa brasileira do QS, que é a porta de entrada para o Challenger Series, espécie de divisão de acesso para o Championship Tour, elite do surfe mundial. Haverá mais dois torneios em outras regiões do país: em Salvador (BA), de 12 a 15 de maio, e em Ubatuba (SP), de 25 a 28 de agosto.
Quem ficar em primeiro lugar na categoria masculina e na feminina no ranking combinado das três etapas, ganha convite para participar da única etapa do Challenger Series na América Latina esse ano, em Saquarema, no Rio de Janeiro, em novembro. Caso esse alguém já estiver competindo na divisão de acesso para o CT da WSL, o convite fica para o próximo colocado no ranking. Assim, os líderes desse ranking por enquanto são Taina Hinckel e Messias Felix.
Prêmios com valores iguais para os surfistas, independentemente de gêneros
Um dos maiores destaques da competição é a igualdade na premiação para atletas homens e mulheres. Prêmios com valores iguais para os surfistas, independentemente de gêneros, é uma bandeira que a World Surf League aplica em todas as competições que promove no mundo desde 2019, da elite mundial até as categorias de base.
A WSL foi a primeira liga esportiva dos Estados Unidos (e uma das primeiras no mundo inteiro) a oferecer premiação igual para homens e mulheres. E a igualdade não é somente na premiação. Desde então, a Liga iniciou uma série de mudanças, incluindo ter as mulheres também competindo nas mesmas etapas do surfe masculino, em locais melhorados, com as mesmas condições e um aumento no investimento e no apoio ao surfe feminino.
“O oceano realmente é o lugar mais democrático no meio esportivo, onde independentemente do gênero, religião, raça ou estado financeiro, todos têm a mesma chance de se divertir, viver o lifestyle saudável do surfe e ter uma variedade de oportunidades de carreira no esporte”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America. “Por isso, não vemos sentido em haver diferenças nos valores das premiações de todos os nossos atletas”, ressalta.
As premiações são as mesmas para homens e mulheres no Circuito Banco do Brasil de Surfe e em todas as competições que a WSL realiza no mundo inteiro.
ATRAÇÕES NA PRAIA DA FERRUGEM
Além de incentivar as categorias de base e fomentar campeões, o Circuito Banco do Brasil de Surfe tem várias atrações para o público e ações para uma vida mais sustentável: aulas de surfe com monitores especializados para diferentes níveis; empréstimo de pranchas com monitoria e até reparos rápidos de pranchas para atletas e moradores locais, futevôlei, beach tennis, vôlei de praia, aulas funcionais e yoga. Paralelamente, há grande rigor e controle na utilização de plástico.
Foi organizada uma coleta seletiva e procedimentos especiais para a gestão de resíduos, ou seja, todos os resíduos serão separados e enviados para cooperativas locais de reciclagem. E, em parceria com o Gaia Village, projeto ambiental com foco em sustentabilidade de Garopaba, haverá o plantio de mudas de espécies vegetais nativas da região.
A competição entre surfistas tem transmissão ao vivo no WorldSurfLeague.com e também pelo Aplicativo e canal no YouTube da World Surf League. Esta primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe é realizada com o apoio da Prefeitura de Garopaba e da Rede Atlântida.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass