Professor aposentado, sindicalista, portuário, poeta, jornalista e escritor, deixa neste mundo, além de sua família, já com imensas saudades, uma trajetória de vida cheia de honra, amor e sensibilidade.
O município de Imbituba amanheceu de luto nesta segunda-feira (4), após o falecimento, aos 74 anos, do professor Luiz “Pi” de Freitas, figura referência na região.
Professor aposentado, sindicalista, portuário, poeta, jornalista e escritor, deixa neste mundo, além de sua família, já com imensas saudades, uma trajetória de vida cheia de honra, amor e sensibilidade.
O velório será realizado na Capela e Funerária São Camilo, no Paes Leme (Capela do Mazinho), a partir das 15h. O enterro acontece esta terça-feira (5), às 10h.
Nascido em 7 de outubro de 1948, no centro de Imbituba, cresceu no “Canta Galo”, local de muitas memórias escritas em seus poemas. Durante toda sua adolescência, viveu em um seminário em São Bonifácio, depois em Pindamonhangaba, em São Paulo, mas decidiu não se tornar padre. Licenciado em Letras, bacharel em Ciências da Computação e Jornalismo, com especializações nestas áreas de conhecimento e Mestre em Educação, Luiz Pi escreveu várias obras, poemas e antologias, ganhou prêmios literários, moções de reconhecimento, entre outros inúmeros feitos que nos faltam palavras para descrever.
Dedicou também suas forças às lutas políticas. Com uma sensibilidade ímpar, e digna somente dos maiores artistas e pessoas de coração imenso, Pi buscou os direitos dos mais necessitados, apoiou movimentos sociais que levantam a bandeira da igualdade, fez revolução na mente de seus alunos e amigos, que tiveram como inspiração suas palavras e ensinamentos únicos.
Também foi presidente do Conselho Municipal do Idoso de Imbituba, onde lutou pelo protagonismo e empoderamento de seus companheiros e companheiras da terceira idade. Marido apaixonado, pai orgulhoso e o avô “louco de amor” (como sempre se autointitulou), Pi deixa a esposa Marisa, os filhos Luiz Mário, Renata e Matheus, e as netas Júlia, Isadora e Maitê.
Fã incontornável de futebol, Pi dedicou-se por muitos anos ao futebol amador e era torcedor ferrenho do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, e do Figueirense, de Florianópolis.
Em um de seus poemas, Pi deixou um pedido, que dizia como o Mestre gostaria de ser lembrado:
“Aqui jaz o poeta. Ele quis ver a vida”.
E viu. Com lirismo inigualável.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass