Segunda-feira, 22 de julho de 2024
Imbituba
20 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
14 °C
CLIMA

Ciclone extratropical provoca chuva volumosa e temporais no Estado durante toda a segunda-feira

Frio intenso chega na terça.

Santa Catarina - SC, 27/05/2024 09h01 | Atualizada em 27/05/2024 09h02 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

A segunda-feira , 27, será de tempo instável em quase todos os municípios catarinenses. De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a formação de um ciclone extratropical no mar, próximo a costa do sul do Brasil, volta a provocar chuvas e temporais em Santa Catarina.

As precipitações tiveram início durante a madrugada nos planaltos, Vale do Itajaí e litoral catarinense. Os volumes de chuva esperados variam entre 40 e 70 mm nas áreas em amarelo e de 60 a 80 mm nas áreas em laranja do mapa, onde o risco para alagamentos e deslizamentos é moderado e alto, respectivamente.

 

Além da chuva volumosa, o processo de formação do ciclone também favorece a condição de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa, sendo ALTO o risco de enxurradas e alagamentos pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos entre o Meio-Oeste e o litoral.

Até o momento os  principais rios catarinenses encontram-se estáveis ou em recessão em praticamente todas as bacias hidrográficas, exceto em algumas bacias do Planalto Norte e Planalto Sul que ainda estão em lenta elevação. Até o momento encontram-se acima da normalidade os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste, Itajaí do Norte e Rio Itajaí-Açu, além dos rios Negro no Planalto Norte e Canoas no Planalto Sul, bem como nas localidades mais baixas do Litoral Sul.

Com o volume de chuva esperado há risco MODERADO a ALTO de inundações graduais nas bacias do Vale do Itajaí. Caso ocorram, devem impactar as áreas mais baixas dos municípios. Para as bacias nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul, o risco é MODERADO. Já nas bacias do Planalto Sul e Planalto Norte, o risco segue MODERADO ao longo de toda a semana, devido às características dessas bacias, onde os rios tendem a uma elevação mais gradual, conforme os modelos hidrológicos do Sistema de Previsão de Eventos Críticos, atualizados neste domingo.

 

Operação das Barragens de Contenção de Cheias do Alto Vale do Itajaí

Na manhã deste domingo a Barragem Oeste, em Taió, estava com todas as sete comportas abertas, mas visando mitigar os efeitos das chuvas no alto Vale do Itajaí, no período da tarde cinco das sete  comportas foram fechadas. Serão mantidas duas comportas abertas, neste primeiro momento, que deverão manter o nível da barragem estável. Por volta das 19h serão fechadas as últimas duas comportas.

Já a Barragem Sul, em Ituporanga, segue com quatro comportas abertas e uma fechada, com volume ocupado de 28,6%. Na Barragem Norte, em José Boiteux, a mesma encontra-se com uma comporta aberta e uma fechada, com volume ocupado próximo a 8%.

Acompanhe as atualizações dos boletins de previsão do tempo, Avisos e Alertas Hidrometeorológicos emitidos no site e redes sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil.

 

Recomendações para a população:

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. 
  • Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
  • Em caso de agitação marítima, evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. 
  • Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais. Procure se agasalhar e beber bastante água.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS (DEFESA CIVIL)

 

Nesta segunda-feira (27), a chuva ocorre de forma persistente, por vezes intensa e vem acompanhada de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo ocasional, principalmente do centro ao leste do estado, devido ao processo de formação de um ciclone na costa do Sul do Brasil. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva volumosa entre o Meio-Oeste, Planaltos e principalmente Vale do Itajaí e áreas litorâneas. 

Os ventos de orientação leste/nordeste devem apresentar rajadas de até 50 km/h do Oeste aos Planaltos ao longo do dia e de até 70 km/h  nas áreas costeiras entre a tarde e à noite. As mínimas variam entre 7 e 11°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 11 e 16°C nas outras regiões.

Em função da instabilidade, as temperaturas apresentam pouca variação ao longo dia. As máximas marcam entre 15 e 18°C no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 8 e 15°C nas demais áreas. O risco segue baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. 

Além disso, a agitação marítima aumenta de forma gradativa ao longo do dia com ondas de leste entre 2 e 3 m de altura (picos de até 3,5 m em alto mar) com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e à velocidade dos ventos no litoral.

 

TERÇA-FEIRA (28)

Na terça-feira (28), a formação do ciclone extratropical no mar, na altura do RS, impulsiona o avanço de ar mais seco e frio pelo interior do continente. Essa condição diminui as instabilidades em SC mas mantém as mesmas no mar, o que deixa o dia mais nublado do Extremo Oeste ao Planalto Sul e com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas.

Devido a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com rajadas entre 45 e 65 km/h (pontuais acima) entre o Meio-Oeste e litoral, incluindo as áreas serranas com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos.

As temperaturas mínimas variam de 0°C a 6°C entre os planaltos e Grande Oeste (pontualmente menores) e de 5 a 11°C nas demais regiões. Em função da maior nebulosidade e do ingresso de ar polar impulsionado pelo Ciclone, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, se mantendo baixas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, ficando entre 3°C e 7°C na Serra, 5°C a 10°C no Grande Oeste e de 14°C a 22°C nas demais áreas. 

Devido ao frio intenso, há risco baixo a pontualmente alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável. 

Ondas variando de sul a leste com 2 a 3 m de altura e picos de até 3,5 m em alto mar com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis.

 

QUARTA-FEIRA (29)

Na quarta-feira (29), o ciclone se afasta para alto mar mas mantém o mar muito agitado ao longo da costa com ondas de sul/sudeste entre 3 m e 4 m e picos de até 4,5 metros em alto mar entre o Litoral Sul e Florianópolis e de 2 a 3 m no Litoral Norte com risco alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca. 

Os ventos variam de sudeste a sudoeste pelo estado com rajadas entre 50 e 70 km/h entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos nessas regiões. Nas demais áreas, ventos fracos.

Além disso, a massa de ar seco, impulsionada pelo ciclone, favorece tempo estável em todas as regiões com sol e variação de nuvens, além das temperaturas mais baixas.

As mínimas variam de 0°C a 7°C entre os planaltos, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí. Nas áreas do Meio-Oeste e Planalto Norte próximas à divisa com o PR, as temperaturas podem ser ainda menores. Nas demais regiões, as temperaturas variam de 6°C a 12°C. À tarde, os termômetros variam de 7°C a 10°C entre o Planalto Sul e Meio-Oeste, 10°C a 15°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e Grd. Florianópolis Serrana de 16°C a 22°C nas demais áreas. 

Devido ao frio intenso, há risco baixo a pontualmente alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (30) e sexta-feira (31), a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável em todas as regiões do estado, com condições favoráveis para formação de nevoeiros nas madrugadas e predomínio de sol durante o dia. O frio segue entre as noites e madrugadas, especialmente entre os Planaltos e Meio-Oeste onde ainda haverá condição para formação de geada de forma localizada. Nas demais regiões, ainda faz frio no amanhecer, mas as tardes já serão amenas com marcas entre 19°C e 22°C.   

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!