Sábado, 07 de setembro de 2024
Imbituba
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
22 °C
14 °C
SAÚDE

Nove focos do mosquito Aedes aegypti são detectados em Garopaba

A Secretaria de Saúde reforça a importância dos cuidados com água parada.

Garopaba - SC, 15/01/2024 07h25 | Atualizada em 15/01/2024 10h08 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

Em menos de duas semanas, a Vigilância Epidemiológica de Garopaba detectou nove focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Com seis focos registrados, a incidência maior é na região central, seguido no bairro Campo D'una com dois, e do Ferraz com um.  Até o momento nenhum caso de dengue foi registrado, no entanto, há 3 suspeitos autóctones que aguardam o resultado. 

Os números trazem um alerta para a população redobrar os cuidados com as medidas preventivas. A Secretaria de Saúde solicita à comunidade que realize um pente-fino, uma limpeza nos terrenos para a eliminação de objetos e entulhos que possam acumular água, como calhas e pratos de plantas. Quem tem piscina em casa deve cobri-la, e as lixeiras devem permanecer bem tampadas. 

A secretária de Saúde, Caroline Pacheco, reforça a importância de cada cidadão na realização dessas ações. “Sabemos que a prevenção é a melhor maneira para evitarmos que casos sejam registrados, por isso precisamos pedir que todos colaborem e que também façam a sua parte”, destaca. Qualquer dúvida, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica no telefone: 32548104.

Dengue

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medidas preventivas 

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Mantenha lixeiras tampadas;
• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
• Mantenha ralos fechados e desentupidos;
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
• Retire a água acumulada em lajes;
• Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!