Neste ano, o Dia D será aberto a todos os públicos.
Todos os anos, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, com a disponibilização do imunizante pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população antes do aumento da circulação do vírus Influenza, que costuma ocorrer no outono e no inverno na maior parte do país. A campanha de vacinação de 2025 no Sul do país teve início em abril.
A Prefeitura Municipal de Imbituba convida toda a população para participar do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025, que acontecerá no próximo sábado (10) das 8h às 17h. Esta é uma oportunidade essencial para quem ainda não se vacinou e deseja garantir proteção contra o vírus da gripe.
Neste ano, o Dia D será aberto a todos os públicos, reforçando a preocupação com a saúde coletiva e ampliando o acesso à imunização.
A secretária Municipal de Saúde, Madalena Nunes, reforça a importância da vacinação.
“A gripe é uma infecção respiratória que pode causar complicações graves, especialmente nas crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Por isso, continua sendo a forma mais eficaz de prevenção. Convidamos toda a população a comparecer nos locais e fazer a vacina”.
A vacinação estará disponível em diferentes unidades de saúde, com atendimento específico conforme o público.
• Araçatuba
• Arroio de Dentro
• Guaiúba
• Ibiraquera
• Mirim
• Roça Grande
• Salas de vacina (crianças abaixo de 9 anos)
• Alto Arroio
• Campo da Aviação
• Nova Brasília
• Policlínica
• Vila Nova
• Vila Nova Alvorada
A campanha será realizada em dois momentos distintos:
A escolha de períodos diferentes ocorre pois no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, o pico de casos ocorre no outono e inverno (de abril a junho), enquanto na Região Norte, a maior circulação do vírus acontece no segundo semestre (entre setembro e novembro), período conhecido como “inverno amazônico”.
Neste ano, a vacina contra a gripe aplicada no SUS (Sistema Único de Saúde) durante a campanha de vacinação é trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Já na rede privada, é possível encontrar a versão quadrivalente do imunizante, ou seja, que protege contra quatro cepas: além das três citadas acima, protege também contra outra cepa de Influenza B.
O esquema de vacinação contra a gripe é feito da seguinte forma:
Sim. As vacinas contra a gripe são atualizadas anualmente e, por isso, mesmo quem já tomou o imunizante em 2024 ou nos anos anteriores deve se vacinar novamente neste ano. Essa é a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Sim, a vacina da gripe pode ser administrada junto de outras vacinas do calendário de imunização nacional, como a da Covid-19 e dengue, sem necessidade de intervalo entre elas.
A reação pela vacina da gripe é pouco comum e, quando ocorre, são sintomas leves e que desaparecem de forma rápida. É o caso de dor no local da aplicação, febre baixa, dor muscular e mal-estar. Normalmente, desaparecem após 48 horas da aplicação.
É recomendado aguardar 30 dias após o início dos sintomas de gripe. No caso da Covid-19, a recomendação é aguardar 48 horas do fim dos sintomas iniciais ou da febre.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass