Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Imbituba
21 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
21 °C
16 °C
SAÚDE

Após primeira morte por Dengue do ano em SC, Saúde de Imbituba intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

Até a última segunda-feira (13), a região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), contabilizava 148 focos do Aedes aegypti. 

Imbituba - SC, 17/03/2022 07h51 | Atualizada em 17/03/2023 07h52 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

A primeira morte por dengue de 2023 foi registrada no final da semana passada em Florianópolis. 

Segundo informações repassadas pela Vigilância Epidemiológica de Imbituba, desde o início do ano foram registrados 31 focos do mosquito no município e um caso de dengue confirmado. 

Até a última segunda-feira (13), a região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), contabilizava 148 focos do Aedes aegypti. 

Comparando-se os dados com o mesmo período do ano, em 2022, houve um aumento de 394% no número de focos na região. Este ano foram 64 casos em São Ludgero, 40 em Tubarão e 31 em Imbituba. 

Braço do Norte (7), Laguna (3), Gravatal (1), São Martinho (1) e Pescaria Brava (1) fecham a lista de focos identificados do mosquito da dengue. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o secretário de Saúde de Imbituba, Emanoel Matos, é importante lembrar a população das medidas necessárias para a prevenção da doença que começam por conter a proliferação do mosquito transmissor.

“Importante lembrar que precisamos evitar deixar potes cheios de água parada, manter nossos terrenos de casa sempre limpos, cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água sempre limpas, dentre outras ações”, alerta o secretário.

 As picadas pelo mosquito da dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, a sua picada é mais comum durante o verão, sendo por isso recomendado usar repelentes no corpo e inseticidas na casa, para proteção.

Cuidados Importantes

Para combater o mosquito da dengue e evitar a sua picada, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, tais como:


• Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;
• Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;
• Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
• Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas;
• Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc.;
• Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
• Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
• Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado. 

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!