O objetivo dos encontros agendados foi dialogar sobre ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e na busca por recursos para o município de Imbituba.
O vereador Bruno Pacheco em viagem a Brasília, participou de reunião na manhã desta quinta-feira (29) com Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
O encontro aconteceu na sede do Ministério e fez parte de inúmeros outros compromissos previamente agendados pelo vereador em sua viagem à Capital Federal.
Entre os assuntos abordados no encontro, estão ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo no município de Imbituba e a discussão de oportunidades de cooperação visando ampliar o alcance das políticas públicas destinadas às microempresas e empresas de pequeno porte da região.
“A reunião com o ministro França foi de grande importância, para a construção, de forma colaborativa, de estratégias eficazes de apoio ao empreendedor local. Políticas públicas existem e estamos atentos para darmos o suporte necessário ao micro e pequeno empreendedor”, declarou o vereador após o encontro.
O vereador Bruno Pacheco chegou a Brasília na quarta-feira (28) e ainda pela manhã foi recebido pela deputada por Santa Catarina, Geovania de Sá (PSDB), em seu gabinete. À tarde, o vereador de Imbituba esteve reunido com os deputados Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT).
Nos encontros realizados nos gabinetes dos deputados catarinenses, Bruno Pacheco tratou de demandas importantes para as comunidades de Imbituba como a destinação de emendas parlamentares para a execução da obra de pavimentação e drenagem da Rua Sebastião Paulo de Campos e do trecho final da Rua Antônio Oleiro, em Vila Alvorada, tratadas com o deputado Fábio Schiochet (União) e emendas específicas para a área da Saúde, em especial para o Hospital São Camilo, com vistas ao custeio das atividades essenciais da Instituição.
Com relação à Saúde de Imbituba, o vereador, garantiu, duas importantes emendas para o Hospital São Camilo: uma de R$ 300 mil da deputada Ana Paula e outra de R$ 500 mil através do gabinete do deputado Pedro Uczai.
“Solicitamos aos deputados de Santa Catarina, e também Ministro do Empreendedorismo, apoio aos projetos cadastrados por Imbituba no PAC do Governo Federal, buscando importantes recursos e investimentos para obras e ações prioritárias no município”, destacou o vereador.
Outra importante iniciativa do vereador Bruno Pacheco levada à Brasília diz respeito ao Projeto de Lei n° 733/2025 que atualmente tramita na Câmara Federal. Bruno solicitou apoio dos parlamentares aos trabalhadores portuários em defesa de seus direitos e da valorização dessa categoria essencial para a economia de Imbituba.
O Projeto em questão, define inúmeros componentes do Sistema Portuário Brasileiro, incluindo a União, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), as Autoridades Portuárias e Marítimas, Portos Privados, Operadores Portuários e Entidades Sindicais e dentre as mais diversas justificativas, estão os princípios do setor portuário, como segurança jurídica, livre concorrência, inovação tecnológica, preservação ambiental e eficiência administrativa, promovendo uma suposta expansão e modernização da infraestrutura e com a promessa de incentivar a qualificação dos trabalhadores portuários e a liberdade de preços nos serviços, garantindo a concorrência e a modicidade de tarifas.
Entretanto o Projeto de Lei da forma como foi apresentado gerou polêmica e reações negativas no Congresso e em todos os setores da sociedade ligados aos portos, inclusive de parlamentares dos legislativos de municípios que dependem da atividade portuária. O próprio vereador manifestou seu desacordo e pediu apoio para que o PL não seja aprovado ou ao menos não com a redação com a qual foi apresentado.
“Sobre o manto das inovações e modernidade do Sistema Portuário Brasileiro, o Projeto de Lei impacta diretamente diversas categorias profissionais, com a terceirização, precarização do trabalho e enfraquecimento da representação sindical, contribuindo para um aumento das desigualdades sociais em diversas comunidades, inclusive na Administração do Porto de Imbituba e demais Terminais Portuários de Santa Catarina”, pondera Bruno, que deve se manifestar na próxima sessão da Câmara de Imbituba em defesa dos trabalhadores portuários e pedindo apoio oficial do legislativo imbitubense contra o PL 733.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass