O parlamentar acredita que é essencial também levar em consideração a valorização dos professores que já haviam sido capacitados pelo programa do MEC.
O vereador Bruno Pacheco fez uso da palavra durante as explicações pessoais na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na noite da última segunda-feira (24), para falar especialmente sobre o Programa de Educação em Tempo Integral (EDUTI) desenvolvido nas escolas José Vanderlei Mayer (CAIC da Divinéia), e Joaquim Ramos, do bairro Paes Leme.
O EDUTI é um programa do Governo Federal que tem por objetivo induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Ele é coordenado e financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e visa dar cumprimento à Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
Segundo o vereador, líder do bloco PSB/PP na Câmara, as aulas em dois turnos, matutino e vespertino, nestas duas escolas ainda não foram retomadas este ano e a paralisação pode levar à perda do financiamento.
“O EDUTI recebe anualmente do MEC R$ 480 mil, aproximadamente, e atende 82 crianças em nosso município. Recebi relatos de pais e mães que organizaram suas rotinas com base no cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação. No entanto, além de já estar atrasado em relação ao início do ano letivo, ele foi alterado novamente, prejudicando as famílias”, destaca o vereador.
O parlamentar acredita que é essencial também levar em consideração a valorização dos professores efetivos, que já estavam capacitados e ministrando as aulas, e que não deveriam ter sido retirados do projeto.
A Sessão Plenária desta segunda-feira foi acompanhada por pais e mães de alunos que participam do projeto.
Foram descontinuados pela Secretaria Municipal de Educação as oficinas que eram realizadas no horário vespertino nas duas escolas de educação básica.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass