Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Imbituba
26 °C
18 °C
Fechar [x]
Imbituba
26 °C
18 °C
POLÍTICA

Projeto de Lei obriga empresas a exigirem comprovação de origem na compra de fios e materiais metálicos em Imbituba

O projeto de autoria do vereador Teko determina ainda que os estabelecimentos mantenham um registro detalhado de todas as transações.

Imbituba - SC, 14/08/2025 16h31 | Atualizada em 15/08/2025 09h34 | Por: Holmes Brasil Júnior - Redação

O vereador Frantchescoly de Souza (MDB) protocolou na última semana, na Câmara de Vereadores de Imbituba, Projeto de Lei que pretende endurecer as regras para o comércio e reciclagem de fios, cabos e outros materiais metálicos, como cobre e alumínio, no município.

A proposta estabelece que ferros-velhos, recicladoras, depósitos e demais estabelecimentos do setor deverão exigir nota fiscal ou documento equivalente que comprove a origem lícita dos produtos adquiridos. 

O objetivo, segundo o autor, é coibir a comercialização de itens furtados, prática que tem causado prejuízos e transtornos à população e empresas, especialmente no fornecimento de energia e telecomunicações.

O projeto determina ainda que os estabelecimentos mantenham um registro detalhado de todas as transações, contendo:

Identificação do vendedor (nome, CPF ou CNPJ e endereço);

Data da transação;

Descrição dos materiais recebidos;

Cópia da nota fiscal ou documento comprobatório de origem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Penalidades

Caso a lei seja aprovada e descumprida, o texto prevê punições que vão desde advertência por escrito até cassação do alvará de funcionamento, passando por multa de até 1.000 UFM (Unidade Fiscal Municipal) em caso de reincidência e suspensão temporária para reincidências graves. 

A fiscalização e aplicação das penalidades, de acordo com o PL, serão de responsabilidade do Poder Executivo Municipal, por meio dos órgãos competentes.

Segundo o vereador Teko, a medida busca proteger a cidade contra crimes patrimoniais e dar mais segurança à população.

“É preciso acabar com a facilidade de escoamento de materiais furtados. Exigir comprovação de origem é uma medida simples, mas eficaz para inibir o crime e responsabilizar quem atua de forma irregular”, destacou.

O projeto segue em tramitação na Câmara e, caso aprovado, entrará em vigor após a sanção do prefeito Michell Nunes.

 

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!