Sexta-feira, 13 de junho de 2025
Imbituba
23 °C
18 °C
Fechar [x]
Imbituba
23 °C
18 °C
POLÍTICA

Prefeito de Capivari de Baixo deve ser afastado após abertura de CPI na Câmara de Vereadores

Votação foi realizada em plenário de forma secreta, com resultado de nove votos favoráveis e dois contrários.

Capivari de Baixo - SC, 14/05/2025 14h00 | Por: Holmes Brasil Júnior - Redação | Fonte: Portal Sul Agora
Foto: Fabiano Bordignon / Revista Única

A Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo aprovou, na noite da última segunda-feira (12), a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Educação do município.

A decisão leva ao afastamento temporário do prefeito Claudir Bitencourt (PL), que poderá ficar fora do cargo por até 180 dias, conforme prevê a Lei Orgânica do Município.

O documento chegou à Câmara por volta das 18h de segunda-feira e foi apresentada pela professora Gisele Claudino, moradora do município.

A denúncia aponta a suposta nomeação irregular de servidores não habilitados, incluindo uma professora que, segundo a acusação, teria sido contratada sem atender aos critérios estabelecidos em edital.

Mesmo sem envolver diretamente o chefe do Executivo, a legislação considera sua responsabilidade indireta pelas ações da pasta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A votação ocorreu de forma secreta e teve nove votos favoráveis e dois contrários. Com a aprovação da CPI, a Mesa Diretora realizou o sorteio dos membros da comissão, que será composta pelos vereadores Heloisa Cardoso (MDB), Pedro Camilo (PP) e Ezequiel de Souza Corrêa (PSDB).

A comissão terá prazo regimental para conduzir os trabalhos de investigação, que poderão incluir a convocação de testemunhas, análise de documentos e elaboração de relatório final.

De acordo com a lei orgânica do município, a abertura da CPI implica no afastamento imediato do prefeito por até 180 dias.

O departamento jurídico da Câmara iniciou nesta terça-feira (13) os procedimentos legais para elaborar a notificação ao prefeito, que deve ser entregue em até cinco dias. A partir do recebimento, Claudir Bitencourt será afastado e terá dez dias para apresentar defesa. Nesse período, a vice-prefeita Samira Porto (MDB) assumirá interinamente o comando do Executivo.

 

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!