Ao todo, 191 atendimentos foram realizados, entre emissão do primeiro título, biometria, transferência e regularização da situação eleitoral.
Durante a última semana, a Sede da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo recebeu o projeto volante do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio da 99ª Zona Eleitoral.
Ao todo, 191 atendimentos foram realizados, entre realização do primeiro título, biometria, transferência e regularização da situação eleitoral.
A estudante Rafaela Baldoino Militão Vieira, de 17 anos, aproveitou esta sexta-feira (24), para fazer seu alistamento na seção 0047 (E.E.B. São João Batista) e garantir que vai poder participar pela primeira vez de uma eleição no próximo ano.
“Em 2024 eu já faço 18 anos e sei que é por meio do voto que construímos o destino da nossa nação, por isso, aproveitei a oportunidade em nossa cidade para fazer o título”, disse.
A ação também foi uma oportunidade para quem deseja mudar o local onde vota, tanto para transferir o domicílio eleitoral quanto para alterar a seção para uma mais próxima de casa. Foi o caso do senhor Idézio Rodrigues Fogaça, 69 anos, que antes votava no bairro Santo André e, no próximo ano, votará no centro.
“Como já estou com uma certa idade, votar aqui perto da minha casa será mais fácil. E hoje, o atendimento foi super rápido. Eu não tenho como me deslocar até Tubarão e esta ação aqui facilitou muito a vida”, destaca.
Para quem já possui o cadastramento biométrico, o serviço de transferência também pode ser requisitado on-line, por meio do sistema Título Net. Saiba como no site do TRE-SC.
Segundo a presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Bia Alves, esta ação foi bem recebida pelos munícipes.
“Em todos os dois dias, tivemos bastante procura nos serviços disponibilizados pelo cartório eleitoral aqui na Casa Legislativa. Acredito que, algumas pessoas realmente não iriam até Tubarão e talvez passariam mais uma eleição sem regularizar sua situação”, avalia.
O projeto Justiça Eleitoral em Movimento é promovido pela Corregedoria do TRE-SC e tem como objetivo antecipar a procura pelos serviços eleitorais, alcançando comunidades distantes. Os atendimentos itinerantes também estão ocorrendo nos 219 municípios catarinenses que não possuem um cartório sede da Zona Eleitoral onde estão circunscritos.
“Com o encerramento do atendimento no município de Capivari de Baixo, quero agradecer, em nome da Justiça Eleitoral, a todos os funcionários e colaboradores da Câmara Municipal que de uma forma ou de outra colaboraram para o sucesso deste projeto piloto de atendimento volante”, frisa Alysson Ferreira, técnico judiciário da 99ª Zona Eleitoral de Tubarão.
Outro eixo do programa Justiça Eleitoral em Movimento busca ainda estimular a emissão do primeiro título entre estudantes de ensino médio na faixa etária dos 15 aos 18 anos por meio de palestras sobre cidadania e demonstrações do sistema eletrônico de votação.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass