Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Imbituba
21 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
21 °C
16 °C
POLÍTICA

Médico-veterinário do Centro de Bem-Estar Animal de Imbituba fala na Câmara sobre a atuação do órgão nestes quase 4 anos de existência

O doutor fez uso da Tribuna atendendo a Requerimento do vereador Bruno Pacheco, líder da bancada do PSB na Câmara.

Imbituba - SC, 06/10/2022 12h17 | Atualizada em 06/10/2022 12h17 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação
Fotos: Anne Francisquini / CMI

O responsável técnico do Centro de Bem-Estar Animal de Imbituba, médico-veterinário Dr. Emanoel Matos, compareceu à Sessão da Câmara de Vereadores, realizada na noite desta segunda-feira (03), para falar aos edis sobre as recentes ações realizadas pelo Centro e o resultado do trabalho coordenado por ele e sua equipe durante o tempo de atuação do órgão, avaliando os resultados e projetando as metas para os anos de 2022 e 2023. 

O doutor fez uso da Tribuna atendendo a Requerimento do vereador Bruno Pacheco, líder da bancada do PSB na Câmara. O vereador é desde o início de seu mandato um defensor atuante da causa animal e um dos articuladores das demandas necessárias junto ao Governo Municipal para o desenvolvimento do Centro que atende a população gratuitamente.  

“O intuito do Centro de Bem-Estar Animal, foi desde a implantação fornecer serviços de esterilização, a fim de buscar a solução para um problema criado ao longo dos anos, com o abandono de animais nas ruas. Com o esforço de todos os envolvidos, colocando em prática a política pública de bem-estar animal, hoje visivelmente o município tem avançado no controle da população de animais de rua. Acredito ser importante que o responsável pela entidade compareça a esta Casa, a fim de informar aos munícipes os números de atendimentos e serviços executados, bem como os serviços e objetivos que se pretendem alcançar, quando da tão merecida posse da nova sede do Centro de Bem-Estar Animal”, justificou o vereador ao fazer o pedido.  

O médico-veterinário deu início ao seu pronunciamento lembrando que o CBEA, ligado à Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal, foi criado tão somente para as esterilizações de animais domésticos que vivem nas ruas ou sob a atenção de cuidadores locais visando a saúde pública, através do controle populacional de animais de rua, mas já no segundo ano de atuação o Centro superou as expectativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CBEA, informou, passou a anexar às suas atividades outras ações, mais abrangentes, como a realização de feiras de adoção e a campanha “Ração Solidária” que procura ajudar aos protetores que cuidam, protegem e resgatam cães e gatos abandonados em Imbituba. Atualmente Imbituba conta com 73 protetoras cadastradas.  

 

Emanoel lembrou ainda de que no tempo de atuação do Centro foi elaborada também a “Cartilha da Zimba”, que de forma lúdica e acessível repassou informações sobre a necessidade de cuidados com o Meio Ambiente e com os animais de estimação.   

“A ideia inicial, era levar o tema às escolas de Imbituba, mas o projeto foi interrompido por conta da pandemia do coronavírus e retomado no ano passado”, lembrou.  

Sobre as Feiras de Adoção, o médico informou aos vereadores que a iniciativa foi um sucesso e continua a acontecer sempre no primeiro final de semana de cada mês no estacionamento do líder Atacadista. Emanoel lembrou que a ação já encaminhou para a adoção mais de 100 animais.  

O responsável pelo Centro falou ainda das cirurgias de castração realizadas pelo CBEA. O doutor é quem realiza as castrações com a ajuda de uma pessoa responsável pelo agendamento e quatro estagiários que o auxiliam na realização das cirurgias.  

“Desde o início dos trabalhos, já foram realizadas 4.806 cirurgias de castração sendo que 400 delas foram realizadas no final de 2018 em convênio firmado com uma clínica particular naquele ano. Outras 833 cirurgias foram realizadas em 2019, 817 em 2020, 1.473 em 2021 e este ano de 2022, até o momento, em 3 de outubro, já contabilizamos 1.283 castrações”, explanou o veterinário.  
“Se cada fêmea deixa em média 10 filhotes viáveis por ano, evitamos com o nosso trabalho o nascimento de 48 mil filhotes cães e gatos, que estariam em boa parte vivendo nas ruas disseminando doenças e sofrendo maus-tratos", complementou o médico.    

Para o restante de 2022 e 2023, disse o Dr. Emanoel aos vereadores ao final da sua explanação, ele e sua equipe já tem traçadas metas a serem atingidas, entre elas a aquisição de um veículo próprio para busca ativa e um funcionário para realizar a busca, a conclusão das obras da nova sede no Portinho da Vila, um médico-veterinário exclusivo para o Centro e a implantação de microchips de identificação nos animais atendidos.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!