Segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Imbituba
17 °C
12 °C
Fechar [x]
Imbituba
17 °C
12 °C
POLÍTICA

Lei que implementa o “Dia Municipal dos Cultos aos Orixás e das religiões de matriz africana” será votada pela Câmara de Imbituba nesta segunda-feira (19)

Projeto foi proposto pelo vereador Bruno Pacheco (PSB).

Imbituba - SC, 18/08/2024 10h30 | Atualizada em 18/08/2024 10h55 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação
Terreiro Luz dos Orixás (Imbituba) - Oferenda ao Pai Oxóssi, defensor das matas

A Câmara de Vereadores de Imbituba realiza, nesta segunda-feira (19), mais uma sessão ordinária que terá como pauta única a votação do Projeto de Lei nº 5.627/2024, de autoria do vereador Bruno Pacheco da Costa (PSB) e que, se aprovado em plenário, institui o dia 23 de abril como o ‘Dia Municipal dos Cultos aos Orixás e das Religiões de Matriz Africana’.

“O objetivo da Lei proposta é reconhecer e valorizar as religiões afro-brasileiras, promovendo o respeito à diversidade religiosa e o combate à intolerância”, destaca o vereador propositor do Projeto.  

A data escolhida para o DIA DO CULTO AOS ORIXÁS E DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, 23 de abril, é para os católicos, o dia de São Jorge, para os umbandistas, o do orixá Ogum, e no candomblé, o dia do orixá Oxóssi.

A associação entre Ogum, Oxóssi e São Jorge deve-se também à perseguição contra as religiões de matriz africana.

Ogum é muito semelhante ao orixá das guerras e São Jorge é um guerreiro. A relação entre o santo guerreiro e os orixás vem da época da escravidão, onde as pessoas escravizadas eram proibidas de exercer suas crenças.

Ogum e Oxóssi são comparados a São Jorge por causa do sincretismo, que começou no momento em que as pessoas escravizadas eram proibidas de fazer seus cultos e eram obrigadas a praticar o catolicismo e por isso elas ‘‘enganavam’’ os senhores, como se tivessem cultuando a São Jorge, mas, na verdade, cultuavam Ogum, assim como vários outros santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A escolha da data é uma forma de integração e entendimento dessas religiões, intimamente ligadas à história e cultura nacionais, ao universo religioso local e de uma forma oficial, serve inclusive como instrumento para dirimir o preconceito religioso em Imbituba, em sua grande parte oriundo da desinformação e ignorância”, justifica Bruno Pacheco.

A sessão tem início às 19h30 e pode ser acompanhada ao vivo através do link https://www.youtube.com/c/C%C3%A2maraMunicipaldeImbituba/streams.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!