Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Imbituba
21 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
21 °C
16 °C
POLÍTICA

INCLUSÃO: Projeto que institui tradução simultânea em Libras nas Sessões da Câmara de Capivari de Baixo entra em tramitação na Casa

A proposta, de autoria dos vereadores Edcarla Bitencort (PSDB) e Eraldo dos Santos (PDT), tem como objetivo assegurar às pessoas com deficiência auditiva o direito à inclusão, à comunicação e à informação.

Capivari de Baixo - SC, 17/11/2023 10h28 | Atualizada em 20/11/2023 07h07 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

Foi apresentado na 41ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, realizada na última segunda-feira (13), o Projeto de Lei que institui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares em todas as sessões do Legislativo Municipal. 

A proposta, de autoria dos vereadores Edcarla Bitencort (PSDB) e Eraldo dos Santos (PDT), tem como objetivo assegurar às pessoas com deficiência auditiva o direito à inclusão, à comunicação e à informação.

“Capivari de Baixo, assim como diversas cidades do Brasil, enfrenta desafios diários para se comunicar e participar plenamente da vida social, educacional e econômica do município. Ao promover a acessibilidade comunicativa, fortalecemos os laços entre os cidadãos surdos e ouvintes, fomentando um ambiente legislativo mais igualitário e solidário, e comportamos aos surdos o direito de participar e interagir nas atividades realizadas no âmbito da Câmara, e ou, ainda através da TV Câmara, pois haverá um intérprete de Libras para efetivar esta comunicação”, justifica a vereadora Edcarla. 
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o projeto, as sessões plenárias (ordinárias e extraordinárias), audiências públicas e as sessões solenes da Câmara Municipal, bem como, as transmissões em TV ou nas redes sociais, serão traduzidas simultaneamente por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais recursos de expressão a ela associados.

“Temos hoje em Capivari de Baixo, 57 surdos no cadastro da Secretaria de Saúde, mas, ao todo, são 82 pessoas com deficiência auditiva em nossa cidade. Precisamos trazer acessibilidade para eles, assim como disponibilizamos para os cadeirantes nas sessões. Eles merecem acompanhar a política pública, também”, destaca o vereador Eraldo.

Após lido em plenário, o Projeto de Lei segue análise da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final, Finanças e Orçamento e após segue para votação em plenário.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!