Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Imbituba
21 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
21 °C
16 °C
POLÍTICA

INCLUSÃO: Líder do Governo na Câmara, vereador Eraldo dos Santos, propõe que servidores de Capivari façam curso de capacitação em Libras

Curso de Extensão oferecido pela Univinte/Fucap em Língua Brasileira de Sinais está sendo ministrado desde o dia 23 de junho.

Capivari de Baixo - SC, 02/08/2023 16h25 | Atualizada em 02/08/2023 16h27 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

O vereador Eraldo dos Santos (PDT), líder do Governo na Câmara Municipal, está propondo à Prefeitura de Capivari de Baixo a possibilidade de o município oferecer a seus servidores um curso de capacitação em Libras para atuarem como intérpretes nas diversas secretarias de Governo auxiliando pessoas surdas e deficientes auditivos através do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais.  

Com esse objetivo, o vereador tem mantido contato com a prefeita, Márcia Roberg Cargnin, e com diversos secretários de Governo tratando do assunto.   

“Quando pensamos em acessibilidade e de inclusão lembramos de cadeirantes ao termos calçadas e passeios públicos adaptados ou nos deficientes visuais, ao instalarmos pisos podo táteis para auxiliar a locomoção de pessoas com esse tipo de deficiência, mas parecemos esquecer que os deficientes auditivos passam por sérias dificuldades de comunicação e muitas vezes não há nenhum mecanismo ou pessoa capacitada que os auxilie”, pondera o vereador.  

Em sua proposta levada à Administração Municipal, o vereador Eraldo sugere que a Prefeitura de Capivari de Baixo possibilite a formação dos servidores interessados através da participação em um curso de extensão em Libras que já é oferecido pelo Centro Universitário Univinte/Fucap desde o mês de junho. Eraldo sugere ainda que a capacitação tenha início pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Saúde do município.  

“Tenho falado com pessoas, apresentado a ideia nas sessões da Câmara, defendendo-a nas mídias sociais e a aceitação é grande. Temos atualmente mais de 80 deficientes auditivos em nosso município sem se falar em quem por ventura nos visite e precise de atendimento especializado. Um servidor capacitado em Libras para o atendimento a pessoas surdas seria um grande avanço social para nosso município e temos todos os meios para transformar a ideia em realidade”, defende o vereador pedetista.  

Recentemente o vereador Eraldo dos Santos homenageou a intérprete e professora deste Curso de Extensão em Libras da Univinte, Ághata Nascimento, com uma Moção de Aplauso e Reconhecimento, pelo trabalho que vem sendo realizado pela profissional em Capivari.  

Durante o seu pronunciamento, na tribuna, Eraldo foi auxiliado pela intérprete de Libras homenageada e todos que assistiam à Sessão, inclusive surdos e deficientes auditivos que dominam a linguagem de sinais, puderam acompanhá-lo.    

"Por meio dele [do curso] é possível promover mais acessibilidade na comunicação para pessoas surdas e deficientes auditivas, e os avanços nesse sentido não são conquistados senão através de muito esforço; faz parte de uma batalha diária na vida de muitos brasileiros”, destacou o parlamentar no uso da Tribuna durante a homenagem. 

“Agora temos a oportunidade de darmos mais um passo, usarmos os recursos que dispomos para aproximarmos governo e munícipes na busca por uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva. Depende somente de nós”, finaliza o vereador que continua as tratativas para que os servidores de Capivari se tornem intérpretes em seus locais de trabalho.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

UM POUCO SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em 2002, por meio da Lei Nº 10.436, regulamentada pelo Decreto 5.626, em 2005. Reconhecer a língua de sinais significa compreender que a pessoa com deficiência auditiva precisa de estratégias visuais em seu processo de aprendizagem, considerando que o acesso ao conhecimento não ocorre pela via sonora. 

Conforme a Federação Mundial dos Surdos (WDF: World Federation of the Deaf, em inglês), há 70 milhões de surdos no mundo. Esta organização não governamental e sem fins lucrativos tem defendido e promovido os direitos dos surdos por 70 anos, eles também os capacitaram e continuam a fornecer apoio e garantir acessibilidade para os surdos em mais de 125 países.

O WDF trabalha lado a lado com a Organização das Nações Unidas (ONU) e com as instituições de cada nação para apoiar os direitos dos surdos, bem como dar relevância à linguagem de sinais de cada território. 

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!