Com a lei regulamentada no município, será criado um registro municipal obrigatório para todos os cães da raça.
Em reunião realizada esta semana, a Prefeitura de Imbituba decidiu pela a Lei Estadual nº 14.204 de 26 de novembro de 2007, que dispõe sobre a criação, comercialização e circulação de cães da raça Pit Bull e derivados.
Participou da reunião o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, o chefe de Gabinete, Emanoel Matos, Carina Genovez, assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, o vereador Bruno Pacheco e protetoras de animais.
Com a lei regulamentada no município, será criado um registro municipal obrigatório para todos os cães da raça Pit Bull e derivados, incluindo informações sobre o animal, seu tutor, a comprovação de esterilização e o uso de dispositivos de segurança.
“É notório que por se tratar de uma raça do momento, diversos criatórios estão espalhados no município, de forma clandestina. Muitos desses animais de criatórios acabam parando nas ruas, devido a não atenderem padrões de raça, impossibilidade financeira de cuidados, entre outros. Por isso a necessidade de regulamentar a Lei que proíbe a criação e comercialização da raça e seus similares”, destacou o médico veterinário e chefe de Gabinete Emanoel.
O município tratará da elaboração de um Decreto junto à Polícia Militar, a fim de que possa junto coibir a criação dos animais.
As sanções para o descumprimento das disposições desta Lei incluirão multas, apreensão do animal e outras medidas legais, conforme a gravidade da infração.
As multas arrecadadas serão destinadas a fundos específicos para o bem-estar animal, incluindo programas de esterilização, educação e cuidados veterinários.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass