Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Imbituba
21 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
21 °C
16 °C
POLÍTICA

HEROÍSMO: Bombeiro de Imbituba responsável pelo salvamento de pelo menos 12 pessoas é homenageado pela Câmara

A honraria foi proposta pelo vice-presidente da Casa, vereador Bruno Pacheco (PSB).

Imbituba - SC, 18/04/2023 13h14 | Atualizada em 19/04/2023 16h54 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação
Fotos: Anne Francisquini / CMI

O Bombeiro Cabo Alexandre Coelho, foi homenageado durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Imbituba realizada na noite desta segunda-feira (17).  

 

A honraria, proposta pelo vice-presidente da Casa, vereador Bruno Pacheco (PSB), foi plenamente justificada após o militar ter auxiliado no resgate e salvamento de pelo menos 12 pessoas que participavam do Circuito Summer de Travessias Aquáticas, na Lagoa de Imaruí, e que foram surpreendidos pelo mau tempo, no dia 12 de novembro do ano passado.  


“Faz parte também do nosso trabalho reconhecer as boas atitudes, muitas vezes heroicas, que inspiram as pessoas ao nosso redor e nos faz crer em um mundo melhor. O cabo Alexandre, mesmo em dia de folga, participou efetivamente do resgate e salvamento de diversos nadadores e graças à sua iniciativa não presenciamos uma tragédia”, argumentou o vereador ao propor a merecida homenagem.  

O homenageado recebeu o Diploma da Moção de Congratulação das mãos do vereador Bruno e posou para fotos com os demais vereadores da Casa que aprovaram por unanimidade a iniciativa.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A OCORRÊNCIA 

No dia 12 e 13 de novembro de 2022 aconteceu na cidade de Imbituba, no bairro Portinho, às margens da lagoa de Imaruí, uma etapa do Circuito Summer de Travessia Aquáticas. No sábado, dia 12, aconteceram as provas de 5 e 10 km.  

O Cabo Alexandre Coelho estava de folga e foi até ao local da competição para esperar seu amigo e técnico que estava disputando a prova de 5km. 

Ao chegar no local percebeu aflição de todos que esperavam a chegada dos competidores da prova que estava prevista para acabar em torno de uma hora e meia e já haviam se passado duas horas sem a chegada de nenhum competidor.  

O cabo percebeu que as condições climáticas estavam muito desfavoráveis para prática da natação devido aos fortes ventos de nordeste de aproximadamente 40 km por hora e uma maré de vazante muito forte.  

Cerca de 10 minutos após sua chegada, chegaram também ao local toda a guarnição do Corpo de Bombeiros de Imbituba composta por Caminhão ABTR137, Ambulância Asu 282, e uma viatura pequena trazendo o Jet-Sky.  

O Corpo de Bombeiros foi acionado para uma embarcação à deriva com dois tripulantes, que na verdade era a embarcação de resgate dos competidores. 

 Na competição havia 35 competidores na água. O cabo Alexandre prontamente ajudou a colocar o jet-ski na água, explicou qual era o trajeto da prova e orientou o condutor do jet, a fazer o sentido inverso da chegada para largada. O militar, que está na Corporação desde 2004, tem curso na área de combate a incêndio, curso de instrutor de salvamento em altura, cursos de primeiros socorros (ao qual o mesmo é instrutor de dezenas de bombeiros comunitários formados no município), e curso de condução de jet-ski e de embarcações públicas.  

Através da sua experiência o cabo Alexandre chegou perto do chefe de socorro responsável pela operação dos bombeiros no local e questionou quantas pessoas havia na água? Pela quantidade alta de competidores, mesmo de folga, ele ofereceu-se para ir até o quartel buscar o bote inflável que tem capacidade 8 pessoas.  

Junto com um bombeiro comunitário, ele deslocou-se até o quartel e retornou em seguida com o bote, colocou-o na água com ajuda da guarnição no local, e ao encontro dos competidores. 

O jet-ski que já estava resgatando os nadadores veio a ter problemas mecânicos vindo a ficar à deriva no meio da lagoa e graças ao bote foi possível fazer o reboque até o cais do portinho da vila. 

 Após essa primeira operação, o bote inflável voltou para o resgate das duas últimas vítimas do mau tempo, isso depois de mais de duas horas do início da operação.  

As duas últimas pessoas resgatadas estavam muito próximo à Ilha Grande da Praia Vermelha e já estavam com início de insolação e hipotermia, uma delas era competidora e outra estava a bordo de um caiaque, completamente alagado, dando apoio à competidora. 

Ao total foram resgatadas 12 pessoas envolvidas na competição.  

O senhor Matheus Serafim, técnico ao qual o cabo foi aguardar a sua chegada, disse ao cabo que ele só conseguiu chegar por ter um preparo físico bom e o que o trouxe para casa mesmo foi mesmo o preparo emocional. Ele relatou que em um momento no meio da lagoa sem conseguir evoluir, segurou-se em um pau que estava fincado no meio da lagoa e só voltou a nadar quando percebeu que os bombeiros haviam chegado para prestar socorro às demais vítimas. Ele calculou, de acordo com o relógio, ter nadado 7,5 km quando era para terem sido 5. 

Outro fato que mostra a gravidade da ocorrência e da importância da participação do Cb Alexandre, foi o franco favorito a ganhar a prova e o 1ºcolocado do ranking que, devido aos fortes ventos, acabou saindo da competição no bairro Guaiuba tendo que vir andando a pé até o local da chegada no bairro Portinho. 

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!