Quatro candidatos à majoritária de municípios da região tiveram contas rejeitadas por “irregularidade insanável”, um de Imbituba.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou, na edição desta segunda-feira (12) de seu Diário Oficial Eletrônico, a lista com mais de 700 nomes de pessoas que tiveram suas contas relativas ao exercício de funções ou cargos públicos rejeitadas por “irregularidade insanável”, ou seja, que não é mais possível de ser corrigida.
A relação de nomes – aprovada na semana passada pelo TCE, em processo relatado pelo conselheiro Luiz Roberto Herbst – foi disponibilizada à Justiça Eleitoral, que usará as informações como subsídio na análise dos pedidos de registro de candidatura. No caso de eleições municipais, o julgamento é feito pelo juiz eleitoral.
A informação inicial era de que a lista continha 746 nomes, mas dois deles estão repetidos ao longo do documento, portanto, o número caiu para 744.
Caso algum candidato esteja na relação, pode ser declarado inelegível e ter seu pedido de candidatura negado.
Para elaborar a lista, o TCE/SC considerou os acórdãos transitados em em julgado de 7 de outubro de 2016 a 30 de junho de 2024. A lista que trata da demissão foi produzida pela Coordenadoria de Registros Funcionais da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do tribunal.
O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) explicou que “figurar em lista não necessariamente importa em inelegibilidade” e que “isso tem que ser objeto de discussão no processo do registro de candidatura”.
De acordo com a nota, esses nomes “geralmente são atacados por impugnação tanto por parte do Ministério Público, quanto por parte dos candidatos”.
Na mesma nota, o TRE-SC esclarece que ainda que não haja pedido de impugnação, o juiz responsável, sabendo que o cidadão está na lista, pode determinar que o candidato se manifeste e, com base nas informações, decidir se aquela candidatura é apta ou não.
Veja aqui a relação de nomes elaborada pelo TCE. A lista começa na página 11 do documento.
Há ao menos quatro candidatos majoritários da Amurel, com seus nomes aprovados nas respectivas convenções, na lista:
- Michell Nunes (PL), candidato a prefeito de Imbituba;
- Célio Antônio (PT), candidato a prefeito de Laguna;
- Mauro Candemil (MDB), candidato a prefeito de Laguna;
- Rudnei Carlos do Amaral Fernandes (MDB), candidato a prefeito de Gravatal;
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass