A proposta foi apresentada pelo vereador Bruno Pacheco e aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa durante a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra.
A segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Imbituba do ano, realizada na noite desta segunda-feira (10), foi marcada pela homenagem a lideranças negras do município que foram agraciadas com Moção de Congratulação concedida pelo Legislativo.
Foram homenageados seis cidadãos e cidadãs ilustres em suas profissões e com atuação destacada na luta contra o racismo, contra a discriminação e contra as desigualdades sociais.
A proposta foi apresentada pelo líder do bloco PSB/PP da Câmara, vereador Bruno Pacheco, e aprovada por unanimidade em sessão plenária realizada no mês de novembro passado, véspera da celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, que em 2024 passou a fazer parte do calendário de feriados nacionais.

Após a aprovação em plenário, a diplomação dos homenageados é agendada pelo cerimonial e veio a termo na última segunda-feira.
“Apesar do tempo decorrido desde a aprovação da Moção, a luta contra o racismo e em termos gerais contra qualquer injustiça e preconceito social é uma luta diária e a homenagem tendo como escopo o Dia da Consciência Negra é sempre atual”, destacou o autor da proposição.
Receberam a honraria as historiadoras Mariane da Silva Coelho e Danubia Francisco Ramos, a pedagoga Daniela Francisco Ramos, a psicóloga Rosiane da Silva Costa, o músico e professor Igor do Canto Perfeito e o jornalista, radialista e colunista Gervázio Plácido, que falou em nome dos demais homenageados.

Célia David participou da cerimônia de diplomação representando o Movimento Negro de Imbituba.
“Estamos aqui sim, por um passado de significativa importância na constituição da sociedade brasileira que por negação e preconceito ficou na invisibilidade. Também estamos aqui pelo que está por vir. Nossa sociedade ainda precisa ser educada sobre a nossa existência, nossa participação e a nossa vontade de estar integrados e juntos em uma sociedade de diferentes, mas uma sociedade que possamos conviver com equidade, respeito, empatia e justiça social”, falou aos presentes o jornalista Gervázio Plácido.
A segunda Moção apresentada pelo vereador Bruno Pacheco, também dedicada ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, foi dedicada ao professor de capoeira Rafael Carvalho Vieira, pelos 10 anos na condução do Coletivo Capoeira de Valor - Núcleo Mestre China, e ao reconhecido trabalho social realizado neste período pelo mestre capoeirista.

O Coletivo Capoeira de Valor se dedica à prática e à promoção da capoeira na cidade de Imbituba, no Brasil e no mundo.
“A Capoeira, modalidade que é expressão cultural brasileira e que tem sua origem nos povos escravizados, reunindo elementos de arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. O trabalho desenvolvido pelo Coletivo conduzido pelo Mestre China está centrado na valorização da cultura afro-brasileira, na educação e na inclusão social por meio desta modalidade”, destacou o vereador.

Bruno Pacheco finalizou as homenagens citando Ângela Davis, ativista pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos desde a década de 1970:
“Cito a frase da filósofa, escritora, professora e ativista estadunidense Ângela Davis: ‘Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista’. A frase é um convite para que cada pessoa assuma a sua responsabilidade na luta por uma sociedade mais justa e equitativa. É importante que todos entendam o seu papel na luta contra o racismo. Parabéns aos homenageados, vocês merecem!”.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass