Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Imbituba
26 °C
18 °C
Fechar [x]
Imbituba
26 °C
18 °C
POLÍTICA

Câmara de Vereadores de Imbituba aprova por unanimidade a LDO para 2026

A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias é um passo importante na organização das contas da Prefeitura para o próximo ano.

Imbituba - SC, 14/10/2025 13h10 | Atualizada em 14/10/2025 15h00 | Por: Holmes Brasil Júnior - Redação

A Câmara de Vereadores de Imbituba aprovou por unanimidade, na sessão plenária realizada na noite desta segunda-feira (13), o Projeto de Lei nº 5.765/2025, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026.

O texto, elaborado pelo Poder Executivo, estabelece as metas e prioridades da administração municipal, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano.

A LDO define parâmetros fundamentais para o planejamento e execução das despesas e receitas do município, incluindo metas fiscais, estrutura dos orçamentos e regras para a aplicação de recursos públicos. Entre as diretrizes aprovadas, o projeto prevê a aplicação mínima de 25% da receita de impostos em educação e 15% em saúde, conforme determina a Constituição Federal.

O documento também disciplina questões relativas à despesa com pessoal, à transparência na gestão fiscal e à execução das emendas parlamentares. O texto mantém a obrigatoriedade de reserva de recursos para emendas individuais e de bancada, que corresponderão, respectivamente, a 2% e 1% da receita corrente líquida do exercício de 2024.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a aprovação, a LDO segue agora para sanção do prefeito Michell Nunes. O projeto é uma das peças que compõem o ciclo orçamentário do município, juntamente com o Plano Plurianual (PPA) e a LOA, e serve de base para o planejamento financeiro e a definição das políticas públicas a serem executadas em 2026.

 

O que significa a aprovação da LDO para Imbituba

A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias é um passo importante na organização das contas da Prefeitura para o ano seguinte.

Em termos simples, ela funciona como um “guia” que mostra o que o governo municipal pode e deve fazer com o dinheiro público no próximo ano — antes mesmo de definir o orçamento detalhado (que vem depois, na Lei Orçamentária Anual – LOA).

 

Com a LDO aprovada:

  • A Prefeitura passa a ter regras claras sobre como gastar e arrecadar dinheiro;
  • Ficam definidas as prioridades, ou seja, as áreas e projetos que terão mais atenção (como saúde, educação, infraestrutura etc.);
  • O município se compromete a manter o equilíbrio financeiro, não gastando mais do que arrecada;
  • E os vereadores garantem que o planejamento esteja de acordo com a lei e com as necessidades da população.

Em resumo, a LDO é o mapa que orienta o uso do dinheiro público no próximo ano. Sem ela, o município não pode planejar corretamente o orçamento de 2026.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!