Sábado, 07 de setembro de 2024
Imbituba
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
22 °C
14 °C
POLÍTICA

Câmara de Imbituba aprova Moção de Apoio a Projeto de Lei que regulamenta a profissão de Naturólogo em todo o país

A Moção foi apresentada pelo vereador Bruno Pacheco, líder da bancada do PSB no Legislativo.

Imbituba - SC, 08/07/2024 09h00 | Atualizada em 08/07/2024 09h04 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

O plenário da Câmara de Vereadores de Imbituba aprovou em Sessão realizada na noite da última segunda-feira (1) Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 5620/2023, que regulamenta a profissão do Naturólogo e institui o Dia Nacional do Naturólogo, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. A Moção de Apoio foi apresentada pelo vereador Bruno Pacheco, líder da bancada do PSB no Legislativo.

O projeto de lei, de autoria pelo Deputado Federal Reimont (PT), busca regulamentar a profissão de Naturólogo no Brasil.

O livro “Referências em Naturologia” explica que Naturologia, em outros países chamada de “naturopatia”, é uma profissão da área da saúde que promove um diálogo entre as ciências humanas, sociais, biológicas e recursos terapêuticos naturais (como a utilização de plantas medicinais, aromaterapia, acupuntura, medicina chinesa, ayurveda, entre outros), e o naturólogo é um profissional que busca somar os saberes ao da medicina moderna, e não ser uma “alternativa”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o vereador Bruno Pacheco, a prática da naturologia está se intensificando na saúde pública, e deveria ser colocada no SUS do município de Imbituba.

“O naturólogo é muito importante para ser a ferramenta no tratamento das medicinas complementares, tratando as causas, e não somente os sintomas”, pontua Bruno.

“É uma graduação bacharelado. Tem uma quantidade de pessoas na cidade que possuem essa formação, elas atuam de forma particular, e é claro que a gente tem que trazer isso para o SUS, para a saúde do nosso município também”, completementa o vereador.

Segundo Júlia Cavalcante de Freitas, imbitubense, acadêmica de naturologia e servidora pública municipal na área da Saúde, a profissão carrega um olhar diferenciado.

“O naturólogo possui uma formação baseada em olhar de maneira integral para o indivíduo e para o processo saúde-doença. Atuamos com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), educação em saúde, com a missão de desenvolver autonomia em quem atendemos, para cuidar das pessoas, não das doenças. E, nesta atuação, é realizado um diálogo entre saberes tradicionais e ciência moderna, de modo a integrar os modelos de cuidado”, explica.

Do ponto de vista científico, há considerável número de pesquisas desenvolvidas na área.

Um artigo publicado em 2019 (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30785315/) que inclui 33 pesquisas com mais de 9800 pessoas concluiu que as práticas de naturopatia, apresentaram eficácia do tratamento de diversas condições, como doenças cardiovasculares, dores musculoesqueléticas, diabetes tipo 2, síndrome do ovário policístico, depressão, ansiedade e outras condições crônicas.

Ainda na terça-feira (2), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou, em Brasília – DF, uma audiência pública sobre o tema, requerido pela Deputada Federal Erika Kokay (PT). A audiência contou com profissionais renomados na área, estudantes e representantes das entidades da classe.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!