Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Imbituba
20 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
16 °C
POLÍCIA

Operação investiga movimentações irregulares e faz buscas e apreensões em empresas de Imbituba e Garopaba

A operação Câmbio Barriga Verde, apura movimentações irregulares no mercado de câmbio em SC. Em Imbituba estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Criciúma. 

Imbituba - SC, 26/04/2022 13h27 | Atualizada em 26/04/2022 13h26 | Por: Redação | Fonte: Portal AHora / PF

A Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (26), a operação Câmbio Barriga Verde, para apurar movimentações irregulares no mercado de câmbio em Santa Catarina. Na ação, que em Imbituba estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Criciúma.  

Cerca de 100 policiais federais, membros do MPF e servidores da RF, cumprem as buscas em endereços de pessoas físicas e jurídicas nas cidades catarinenses de Imbituba, Garopaba, Florianópolis, São José, Criciúma, Urussanga e Itajaí, e, ainda, na cidade de Caxias do Sul, no Rio do Grande do Sul. Além de dinheiro em diversas moedas brasileira e estrangeiras, também foram sequestrados judicialmente veículos e imóveis de luxo ligados aos investigados, com o objetivo de impedir eventual esvaziamento do patrimônio acumulado de forma criminosa.

Em Imbituba, o Portal AHora apurou que, nesta manhã, cerca de 10 policiais em cinco viaturas caracterizadas realizam apreensões de malotes de dinheiro, computadores e outros objetos em uma loja de câmbio situada no Centro Empresarial Ferjú, no centro da cidade. A agência abordada tem sua sede em Garopaba, sendo apenas uma filial em Imbituba.

As investigações tiveram início a partir de elementos indicativos da existência de organização criminosa com sede em Garopaba, com movimentação financeira considerada suspeita pelo Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf). Segundo a PF, a empresa de Garopaba, principal investigada, apesar de apresentar faturamento anual de cerca de 7 milhões de reais, movimentou, entre 2013 e 2019, quantia superior a um bilhão de reais. Há diversos depósitos realizados por terceiros, em volume total superior a 2 milhões de reais, destacando-se transações com pessoas físicas que já possuíram vínculo empregatício com a empresa investigada.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em fase preliminar foi apurado que a organização supostamente se utiliza de complexo esquema criminoso, que conta com a criação de diversos CNPJs para dissimular a existência de filiais, utilização de laranjas para ocultar os reais beneficiários das operações fraudulentas e uso de empresas em nome de terceiros com o intuito de lavar o dinheiro e blindar o patrimônio com o esquema criminoso.

No cumprimento dos mandados da Operação Câmbio Barriga Verde, os agentes buscam identificar os beneficiários ocultos que enviaram recursos para a organização criminosa. As informações serão cruzadas com a base de dados da Receita Federal. Valores com origem em sonegação ou outras origens ilícitas serão objeto de procedimentos fiscais com cobrança de multas.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!