Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Imbituba
22 °C
15 °C
Fechar [x]
Imbituba
22 °C
15 °C
POLÍCIA

IMBITUBA: MPSC e Prefeitura interditam parcialmente empresa que atuava irregularmente pondo em risco a saúde de moradores

A indústria vinha operando com carvão coque, em quatro galpões de lona, sem autorização. Confirmada a irregularidade, a Prefeitura de Imbituba, então, interditou parcialmente o local, que segue somente com operação de farelo de milho.  

Imbituba - SC, 12/09/2023 13h38 | Atualizada em 12/09/2023 17h25 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação | Fonte: Portal AHora

Nesta segunda-feira, a pedido do Promotor de Justiça Marcus Vinicius dos Santos, da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, a Vigilância Sanitária - estadual e municipal - e as Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente de Imbituba vistoriaram uma empresa cerealista e de armazenagem localizada em uma área residencial do município, no bairro Nova Brasília. 

A indústria vinha operando com carvão coque, em quatro galpões de lona, sem autorização. Confirmada a irregularidade, a Prefeitura de Imbituba, então, interditou parcialmente o local, que segue somente com operação de farelo de milho.  

A partir desta terça-feira, a empresa tem 30 dias para paralisar totalmente as atividades carboníferas e, durante esse período, deve suspender qualquer recebimento do material, bem como retirá-lo dos galpões. O ato foi um dos desdobramentos de uma notícia de fato instaurada pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Imbituba após denúncias de moradores do bairro sobre os danos causados pela atividade, devido à proximidade com residências. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Promotor de Justiça, a empresa tinha somente autorização para operar com grãos, em galpão de alvenaria, mas acabou ampliando mais quatro galpões de lona para a atividade carbonífera. 

"O cotidiano da comunidade está um caos. A poeira oriunda de resíduos de carvão, e também de farelo de milho, estava invadindo as casas, e a população, especialmente crianças e idosos, vem sofrendo com problemas respiratórios. Além do mais, não há o tratamento adequado dos efluentes e havia reclamações quanto aos ruídos, incluindo à noite e madrugada, e odor extremamente forte", colocou.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!