Sábado, 22 de junho de 2024
Imbituba
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
24 °C
16 °C
MEIO AMBIENTE

Primeiras Baleias Francas da temporada são avistadas em Imbituba e Laguna

Cada registro foi de pelo menos uma baleia adulta.

Imbituba - SC, 27/05/2024 09h23 | Atualizada em 27/05/2024 09h25 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

As primeiras baleias-francas da temporada 2024 já foram avistadas no litoral catarinense, mais precisamente na Praia do Rosa e na Praia do Sol, em Laguna, na quinta e sexta-feira (23 e 24) da última semana, respectivamente. Cada registro foi de pelo menos uma baleia adulta.

Desta vez elas apareceram mais cedo que de costume.

“No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, afirma Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras.

Segundo a pesquisadora, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.

Neste ano uma equipe de 33 pessoas – entre biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiários – fará o monitoramento.

“Estamos a postos e já com os estagiários selecionados”, afirma Karina, reforçando que os mamíferos frequentam o litoral brasileiro somente para reproduzir e amamentar seus ‘bebês’. A ideia é estudar de perto esses animais, com o objetivo de obter informações sobre seu comportamento e dinâmica populacional.

O ProFRANCA informa frequentemente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias. O Museu da Baleia de Imbituba, por exemplo, fica localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada) e recebe visitantes diariamente. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como ossos dos mamíferos. Ele contém um esqueleto de uma Jubarte montado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

Na temporada de 2023 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário – SEDETUR desenvolveu junto à Rádio Atlântida um programa chamado Mundo da Baleia Franca.

“Foram 12 peças que apresentaram características biológicas e comportamentais das baleias-franca. Também demos dicas sobre onde e como elas podem ser visualizadas”, comenta o secretário da pasta Alex Bondan.

 

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!