Segunda-feira, 22 de julho de 2024
Imbituba
20 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
14 °C
MEIO AMBIENTE

ECOTURISMO: Guia de Turismo da APA da Baleia Franca ministra palestra e oficina em encontro sobre Meio Ambiente na Amazônia

Manu Spezia participou como convidada da XXI Semana de Geografia e do Ciclo de Palestras na Universidade do Estado do Amazonas.

Imbituba - SC, 14/06/2024 15h41 | Atualizada em 14/06/2024 20h09 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

No inverno de 2023, Manuela Spezia, guia de turismo da APA da Baleia Franca, durante um tour guiado de observação de baleias, conheceu os amigos Gilmar Araújo Pessoa e a professora e escritora amazonense Alem Sílvia Marinho dos Santos e deste encontro surgiu, meses mais tarde, o convite, para que a Guia de Turismo de Imbituba participasse da XXI Semana de Geografia e do Ciclo de Palestras na Universidade do Estado do Amazonas, que aconteceu de 3 a 6 de junho no auditório do Centro de Estudo Superiores de Parintins, no Amazonas. 

A cidade de Parintins está localizada a 370 quilômetros da capital, Manaus, e às margens do Rio Amazonas. 

Sobre o convite e a experiência adquirida na viagem, a guia de turismo destacou: 

“Tive a imensa honra e alegria de ser convidada pela querida ex- passageira Professora Alem, o que me permitiu levar ao outro extremo do país algumas informações importantes sobre essa atividade pouco conhecida por eles”. 

Manu, como é carinhosamente chamada, acrescenta que sua participação foi uma oportunidade sem igual de troca de conhecimentos em torno da urgente causa do meio ambiente. 

“Rio e Oceano precisam do despertar da nossa consciência, já!  Nossos problemas são os mesmos", enfatizou.

Em sua palestra, a convidada especial do encontro apresentou ao público presente a profissão "Guia de Turismo", suas modalidades e também a importância do ecoturismo e do ecoturista, não só para a preservação das baleias, mas de toda a Área de Preservação Ambiental que vigora oficialmente na nossa região,desde o ano 2000, e guarda, em seu bioma, espécies variadas de fauna e flora e endêmicas, como o lagartinho do Canto da Vila, o tropidurus Imbituba. 

O ecoturismo é, segundo a guia, uma ferramenta econômica e ambiental para qualquer destino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manu lembrou ainda que os passeios de observação são feitos apenas por terra, desde 2012. 

“Por enquanto o turismo embarcado está suspenso, mas se for liberado haverá um comunicado oficial. No entanto, uma das características únicas das Francas é seu comportamento costeiro, o que propicia excelentes avistagens. "Melhores ainda se acompanhadas de uma guia experiente, com os olhos treinados e com consciência ambiental”, frisou.  

Durante a Semana de Geografia e Ciclo de Palestra também houve o aguardado lançamento do livro “Tecendo a Interdisciplinaridade na Amazônia – Volume 2”, de autoria da Professora Alem Marinho junto à outras Professoras pesquisadoras e alunos. 

Professora Alem Marinho dos Santos e Manu Spezia
Professora Alem Marinho dos Santos e Manu Spezia

ARTESÃ CONSCIENTE

Além da palestra que levou conhecimento do trabalho ambiental realizado em Imbituba e região, a Guia de Turismo, que também é “artesã consciente”, ministrou uma oficina de artes reutilizando materiais de descarte do nosso dia a dia, com o foco em revisitar a palavra "lixo" e questionar nosso consumo e uso de produtos descartáveis.

Manuela Elizeire Spezia é Guia Regional de Turismo bilingue (Cadastur); estudou Turismo e Hotelaria pela Univali de Balneário Camboriú e Artes Cênicas pela Udesc UDESC- Florianópolis; é Conselheira de Turismo de Imbituba pela AGTI- Associação de Guias de Turismo de Imbituba; é fundadora da marca Ecomarine Clothing, artesanato consciente de Baleias Franca e CIA;  é professora de inglês em cursos e aulas particulares, é graduanda em Letras Português/Inglês pela UNICESUMAR; é voluntária da ONG Ecosurf SC desde 2014; foi intérprete da cantora Beyoncé e equipe por 3 dias em turnê por Florianópolis; foi intérprete nos campeonatos mundiais de Windsurf e Stand Up Paddle em Ibiraquera - IWC.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!