Temporais, chuva frequente, intensa e volumosa já a partir desta sexta-feira.
O mês de setembro chega com mudanças no tempo em Santa Catarina.
A partir da tarde desta sexta-feira, 1, há previsão de chuva intensa e temporais, começando pelo Grande Oeste e se estendem para as demais áreas de divisa com o Rio Grande do Sul no decorrer da tarde e para o restante do estado entre a noite e a madrugada de sábado, 2.
Essa condição de instabilidade no tempo se prolonga até a noite de segunda-feira, 4, atingindo todas as regiões de SC.
Durante este período, Santa Catarina ficará sob influência de uma frente fria, que se forma e avança pelo Sul do Brasil, e de sistemas de baixa pressão, que se formam no Paraguai e se deslocam para o mar. Toda essa instabilidade ainda é reforçada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Nestes dias, a chuva ocorre de forma frequente com forte intensidade por alguns momentos e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, deixando o risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e também aos temporais com destelhamentos, quedas de árvores e interrupção de energia elétrica.
De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, os modelos de previsão do tempo indicam volumes acumulados superiores a 100 mm para áreas do Grande Oeste e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul neste período.
Para as demais regiões, são esperados volumes entre 50 e 75 mm, em média mas pontualmente podem ser ainda maiores.
No amanhecer da quinta-feira (31) condições favoráveis para formação de nevoeiros. No decorrer do dia, o sol predomina e as temperaturas se elevam.
Vento fraco e com direção variada no estado. No amanhecer ainda há condições para formação de geada nas áreas altas da Serra, onde as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C.
No restante do estado, mínimas entre 10 e 15°C. À tarde faz calor com máximas próximas a 30°C no Grande Oeste e Litoral e entre 22 e 25°C nas demais regiões. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.
O tempo muda no decorrer da sexta-feira (01) com retorno da chuva e dos temporais, que começam pelo oeste do estado a partir do final da manhã e se estendem para as demais regiões do estado no decorrer da noite.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais (com raios, rajadas de vento e granizo) e a chuva pontualmente intensa como alagamentos e enxurradas pontuais, principalmente para o Grande Oeste e áreas de divisa com o RS. Vento de nordeste, fraco e com rajadas moderadas (35 a 50km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
Neste sábado (02) a chuva se estende e atua em todas as regiões de forma persistente. Ao longo do dia, há condições chuva intensa, para temporais, acompanhados de rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais (com raios, rajadas de vento e granizo) e a chuva pontualmente intensa como alagamentos e enxurradas pontuais.
Com o predomínio do tempo chuvoso, as temperaturas não sobem tanto, e as máximas ficam abaixo de 20°C em grande parte do estado.
Entre domingo (03) e segunda-feira (04), a chuva permanece em todas as regiões catarinenses de forma persistente e intensa por alguns momentos, resultando assim em volumes significativos de precipitação, devido a formação de uma frente fria no Sul do Brasil e a um sistema de baixa pressão o sul do Paraguai.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass