Chegada do frio "polar" estabiliza o tempo e faz despencar as temperaturas já no período da tarde.
A quinta-feira (18) amanheceu com ocorrência de temporais em todas as regiões, em função de uma frente fria atuante no estado.
A partir da tarde uma intensa massa de ar frio de origem polar começa a estabilizar o tempo a partir do Grande Oeste aos planaltos, com a chuva, mais branda, se concentrando no leste de SC, se afastando do estado até o final da noite.
Pela manhã os ventos sopram de direção norte/noroeste com rajadas de intensidade moderada a forte (entre 45 km/h e 85 km/h) em áreas do norte do estado, do Meio-Oeste, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.
Ao longo do dia o vento vira de sul/sudoeste mantendo as rajadas com intensidade moderada a forte (45 a 85 km/h) e se concentrando principalmente nas áreas costeiras de SC.
As temperaturas mínimas ocorrem no período da noite e ficam entre -2°C e 4°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste, oscilam entre 0°C e 5°C no Oeste e Extremo Oeste aos planaltos e ficam entre 5°C e 11°C nas outras áreas, também há condição para precipitação invernal nos pontos mais altos da serra no período da noite.
As máximas ocorreram na madrugada e oscilando entre 13°C e 15°C entre os planaltos, e entre 15°C e 18°C no restante do estado, com exceção do Litoral Norte e do Baixo Vale do Itajaí onde as máximas ocorrem no período da tarde e ficam entre 20°C e 22°C.
Na sexta-feira (19) a massa de ar polar estabiliza o tempo em todo o estado e mantém as temperaturas baixas.
No Grande Oeste, Planaltos e no Alto Vale do Itajaí é esperada geada ampla e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre a madrugada e a manhã. Ainda, na serra catarinense há chance de precipitação invernal e também há risco para congelamento de pistas entre a madrugada e a manhã, com risco moderado a alto associado a esta condição.
As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e -6°C no Meio-Oeste e nos planaltos, oscilam entre 0°C e 4°C no Extremo Oeste, Oeste e no Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 0°C e 9°C nas regiões litorâneas.
As máximas oscilam entre 7°C e 12°C do grande Oeste aos planaltos e ficam entre 12°C e 16°C nas demais áreas.
Os ventos sopram de direção Sul com intensidade fraca a moderada pelo estado (entre 2 e 20 km/h) e rajadas em torno de 40 a 50 km/h, sendo um pouco mais intenso ao longo da costa catarinense no decorrer do dia. O risco associado a ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo a moderado.
No sábado (20) a condição de tempo estável com temperaturas bem baixas persiste em função da atuação da massa de ar polar no estado.
O sol deve predominar no Extremo Oeste e no Oeste e nas demais regiões do estado, o tempo fica nublado com aparições do sol ao longo do período. A condição para geada ampla e chance de congelamento de pistas persiste entre o Grande Oeste e os planaltos na madrugada e amanhecer.
As temperaturas mínimas devem oscilar entre 1°C e -3°C no Grande Oeste, Planalto Norte e no Alto e Médio Vale do Itajaí, ficam abaixo dos -5°C nos pontos mais altos da serra e oscilam entre 2°C e 10°C nas áreas litorâneas.
As máximas ficam entre 11°C e 15°C nos planaltos e no Alto e médio Vale do Itajaí e oscilam entre 15°C e 18°C nas demais áreas. O risco associado às baixas temperaturas é moderado a alto.
O vento médio sopra com intensidade fraca de direção sul/sudoeste virando para norte/noroeste ao longo da tarde, com rajadas fracas a moderadas (entre 45 e 55 km/h) no Grande Oeste e nos Planaltos. O risco associado às rajadas de vento é baixo a moderado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (21) as baixas temperaturas devem persistir em toda Santa Catarina e o tempo segue estável com predomínio do sol no Extremo Oeste e no Oeste, tendo variação de nebulosidade do Meio-Oeste a metade leste do estado. Na segunda-feira (21) o sol predomina no grande oeste, nas demais regiões o tempo fica nublado com possibilidade de chuva fraca e pontual no litoral e em áreas próximas.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/08)
Quinta-feira (18) com vento soprando de oeste/sudoeste, com intensidade baixa a moderada de até 25 km/h, com rajadas de intensidade moderada a forte (entre 45 e 75 km/h) pelo estado. O risco para ocorrências associadas às rajadas de vento é moderado a alto.
Ondas de direção sul, com altura entre 2,5 m e 3 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis e entre 1 m e 2,5 m no Litoral Norte, com picos de até 4 m em toda a costa catarinense. O risco para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca é moderado.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass