O artefato foi encontrado por pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.
Pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), encontraram, nesta semana, na Praia da Vila, em Imbituba, um fardo de borracha que pertencia a um navio naufragado na Segunda Guerra Mundial.
O artefato foi encontrado pelo técnico de monitoramento Leonardo Ferreira Rosa e pelo monitor de campo Marcio Flor, durante a rotina de fiscalização dos profissionais, que integram o projeto.
Segundo pesquisadores, o artefato foi o primeiro encontrado no litoral de Santa Catarina.
O primeiro destes fardos foi encontrado em 2018, no litoral do nordeste brasileiro. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) apontou que as “caixas misteriosas”, submergidas há 79 anos, eram, na verdade, fardos de borracha do navio nazista MV Weserland. Em 2021, também foram encontrados diversos exemplares na Bahia, Sergipe e Alagoas.
Este ano, foram registradas aparições dos artefatos, pela primeira vez em São Paulo, na praia de Itanhaém.
Segundo especialistas, e, após consultas a documentos, confirma-se que a “caixa” encontrada em Imbituba é do mesmo modelo encontrado em outras regiões do país.
De acordo com o PMB-PS, o exemplar ficará guardado por enquanto na unidade do projeto, em Laguna.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass