Ondulação foi surfada por Lucas Chumbo, considerado um dos melhores atletas de ondas grandes do mundo.
Lucas Chumbo na Nazaré Brasileira. Foto: Gabriel Gomes O surfista carioca Lucas Chumbo entrou para a história ao descer a maior onda já surfada no Brasil, com impressionantes 14,82 metros de altura. O feito aconteceu no dia 30 de julho, na Laje da Jagua, em Jaguaruna, e foi confirmado por medição realizada pelo oceanógrafo Douglas Nemes.
A análise contou com recursos de inteligência artificial e cálculos precisos que levaram em conta fatores como a altura do atleta, posições na prancha e análise de pixels nas imagens registradas.
“Assumimos as equações da mecânica das ondas para determinar a base e a crista, transformando a imagem em escala mensurável. A partir daí, calculamos a diferença de altura de forma precisa”, explicou Nemes, que atua há mais de 20 anos nesse tipo de medição.
Localizada a cerca de 5 km da costa catarinense, a Laje da Jagua é uma formação rochosa submarina conhecida por potencializar ondas grandes, especialmente em condições extremas. Na data do recorde, um ciclone extratropical havia atingido a região, gerando ondulações raramente vistas no país.
“Foi uma experiência incrível. Sempre sonhei viver um dia daqueles na Laje de Jaguaruna. Ao descer aquela onda, parecia que eu estava em Nazaré (Portugal). Era uma avalanche de água vindo me engolir”, contou Lucas Chumbo, considerado um dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo.
Segundo Thiago Jacaré, idealizador da Big Waves Brasil e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da CBSurf, as condições para chegar ao pico foram tão desafiadoras quanto surfar a própria onda. “Quando chegamos, praticamente não havia praia, só mar. Em 22 anos de trabalho na Laje, nunca presenciamos algo assim.”
Descoberta por surfistas em 2003, a Laje da Jagua possui cerca de 2 km de extensão e características geográficas que lembram Nazaré, em Portugal, famosa por suas ondas gigantes.
O oceanógrafo Argeu Vanz, da Epagri/Ciram, explica que a topografia submarina da Laje favorece o aumento da altura das ondas à medida que elas se aproximam da costa. “O ciclone extratropical do final de julho potencializou ainda mais esse efeito, gerando as condições ideais para o recorde.”
📍 Local: Laje da Jagua, Jaguaruna (SC)
📏 Altura da onda: 14,82 metros
🏄 Surfista: Lucas Chumbo
📅 Data do feito: 30 de julho de 2025
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass