O evento válido pelo Qualifying Series conta com surfistas de SC em boa fase.
Fotos: Márcio David/WSL Após 15 anos, Imbituba volta a sediar uma etapa da World Surf League (WSL). O evento válido pelo Qualifying Series (QS), acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praia da Vila, e vale 4 mil pontos para o ranking sul-americano da entidade. Quatro catarinenses chegam em boa fase para a etapa.
Terra de Yago Dora, atual campeão mundial da WSL, Santa Catarina conta com outros representantes em momento de destaque no cenário nacional. São eles Tainá Hinckel e Laura Raupp, no feminino, e Mateus Herdy e Heitor Mueller, no masculino. Atualmente, Herdy, em segundo, e Raupp, em sétimo, fazem boa campanha no Challenger Series (CS), divisão de acesso para o Championship Tour (CT).
Já Tainá Hinckel foi a vencedora da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, em Natal. A catarinense é a líder do ranking sul-americano da WSL. Ela é natural da Guarda do Embaú e surfa desde os 11 anos e estreou na WSL aos 14, com a influência do pai, o ex-surfista profissional Carlos Kxot. Ela foi uma das surfistas brasileiras que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e surge como uma das esperanças de medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
— É um lugar com bastante variedade de ondas, o que faz com que os atletas possam evoluir bastante. Tem uma galera surfando muito bem daqui, cada vez melhor e acredito que seja um estado com um potencial para ganhar títulos mundiais para o Brasil — disse a surfista.
A atual vice-líder do ranking da WSL South América, Laura Raupp, também é catarinense. Com apenas 19 anos e filha de surfistas, ela é considerada uma das das grandes promessas do surfe brasileiro. Recentemente, a surfista conquistou o WSL Layback Pro Prainha 2025 e se sagrou bicampeã do torneio.
A capital da Baleia Franca não recebebia uma etapa da WSL desde 2010. Imbituba será a terceira parada do Circuito Brasileiro de Surfe e, ao longo dos próximos dias terá atividades para crianças e para a família.
— A gente tem diversas ações de entretenimento junto com o surfe maravilhoso que nós vamos ter na água. Vamos ter um show do da banda Dazaranha no domingo, depois do campeonato para coroar ali a nossa etapa — conta Roberto Sivieiro, diretor de operações da WSL.
Segundo Robeto, as expectativas para esse retorno a praia catarinense está lá em cima.
— Foi palco do CT por diversas edições lá nos anos 2000 até 2010. E a gente tá levando agora essa etapa do QS, do Circuito Brasileiro para lá com bastante alegria. E vamos ter aí dias de ótimas ondas, espero e ótimas manobras aí lá na Praia da Vila — completa.
Nesta quarta-feira (17) o evento começou às 8h15 com a disputa do round dos 96 masculino em um cenário típico da Praia da Vila: início de manhã chuvoso, seguido por sol à tarde e ondas desafiadoras quebrando com formação regular, predominantemente para a direita.
O uruguaio Marco Giorgi, radicado em Santa Catarina, foi o grande destaque desta quarta-feira no Round dos 96, ao conquistar a maior nota individual (8.5 pontos) e o maior somatório do dia (13.83 pontos) na bateria de número 12.
As condições desafiadoras do mar em Imbituba foram marcantes, com ondas volumosas, pressão e correnteza intensa. Surfistas acostumados a esse tipo de cenário levaram vantagem no primeiro dia de provas, como os locais de Saquarema Valentin Neves (BRA) e Rickson Falcão (BRA), respectivamente na primeira e terceira baterias do dia, além de Wiggolly Dantas (BRA), que usou sua experiência para avançar no segundo confronto.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass