Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Imbituba
21 °C
16 °C
Fechar [x]
Imbituba
21 °C
16 °C
EDUCAÇÃO

Escola da região Norte de Imbituba promove a sua primeira "Semana de incentivo à Leitura"

Desta segunda até a próxima sexta-feira, a Escola Visconde do Rio Branco vai realizar atividades culturais com o objetivo de despertar o gosto pela leitura nos pequenos

18/04/2022 09h40 | Atualizada em 18/04/2022 09h39 | Por: Redação | Fonte: Escola Visconde do Rio Branco
Fotomontagem: Portal Sul Agora

Cada vez mais se lê menos e isso é muito preocupante. Pensando nisso, os professores e direção da Escola de Educação Básica Visconde do Rio Branco, sediada no bairro Araçatuba e que atende inclusive estudantes das cidades vizinhas de Paulo Lopes e Garopaba resolveu não ficarem parados e resolveram agir para difundir entre seus estudantes das séries iniciais o hábito da leitura.

Com esse fim, a "Visconde" está promovendo entre esta segunda-feira (18) e a próxima sexta-feira (22)  sua primeira “Semana Literária”. Nesses dias, a educandário vai parar a rotina escolar e se entregar ao maravilhoso mundo dos livros por meio de inúmeras atividades culturais com o intuito de despertar o gosto pela leitura nos pequeninos.

Segundo revelam estudos, destacados pela organização da Semana, "o brasileiro lê, em média, 5 livros por ano, enquanto, por exemplo, os franceses leem 21 livros no mesmo intervalo de tempo. 

"Levando em conta, a pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil', realizada entre 2015 e 2019 do Instituto Pró Livro, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu quase cinco milhões de leitores", complementa a organização. 

Para a diretora da Visconde, Fabiana, “a semana literária foi planejada com o objetivo de fomentar a prática da leitura pós-pandemia, quando, infelizmente, nossos alunos deixaram-na totalmente de lado, pois a leitura nos possibilita viajarmos sem sair do lugar e amplia nosso conhecimento em áreas diversas, principalmente no bem escrever, falar e interpretar”.

Fabiana destaca que a semana literária na Visconde já começou nas semanas anteriores, uma vez que a escola se mobilizou na arrecadação de livros.

"A cada livro doado, o estudante receberá um ticket que o permitirá, na semana literária, trocar por outro livro. Na semana de Páscoa, os estudantes, junto com às professoras de Artes, pintaram uma geladeira sem uso, batizada singelamente de “Gelateca”, e que será usada no “Troca-Troca de Livros”.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste começo de semana literária, informou a organização, os estudantes do ensino fundamental serão levados a biblioteca para escolherem o livro que lerão no evento e já no primeiro dia do evento começam a leitura e já terça-feira, dia 19 de abril, na segunda aula, toda a escola irá parar o que estiver fazendo e cada um terá que ler um livro. Da diretora ao servente, passando por professores e estudantes, todos vão dar preciosos minutinhos para ler um livro.


Nos dias 18 e 19, a “Visconde”, irá trazer as contadoras de histórias Joyce Kwiatkowski e Cida Dias para mostrar para os estudantes do ensino fundamental como pode ser divertido conhecer a literatura. Além disso, para a galerinha os professores dessa faixa etária irão conhecer e apresentar os principais autores da literatura brasileira, pois cada turma escolherá um autor (ou autora) e terá que apresentá-lo no “Café Literário”.

No dia 20, a “Gelateca” será inaugurada e ocorrerá a troca dos livros arrecadados e haverá a apresentação cultural do palhaço Colorin, famoso expoente da arte da região da Amurel, que irá mostrar todo o deslumbramento do mundo circense no pátio da escola.

Já os estudantes do Novo Ensino Médio, irão ler o livro “A face oculta” da autora carioca Maria Tereza Maldonado. Segundo a autora “a ideia de escrever A face oculta surgiu de muitas histórias que ouvi sobre o sofrimento causado pelo ‘bullying” e especialmente pelo ‘cyberbullying’”. A escolha do livro não é aleatória, pois a escritora aceitou conversar com os estudantes, de forma online, na sexta, dia 22, para que eles conheçam essa autora de 40 livros e mais de 1 milhão de exemplares vendidos. Maria Tereza, ainda, afirma que “adoro conversar com os alunos após a leitura do livro para saber dos trabalhos que fizeram e das ações que promovem no sentido de construir uma convivência com base no respeito e na integração das diferenças”.

Ainda na agenda, no mesmo dia, antes do recreio, todos os estudantes no pátio da escola irão disputar um quiz sobre conhecimentos desse livro com o uso de seus celulares, os primeiros colocados irão ter premiação.

Para o professor André Henrique, um dos professores de Língua Portuguesa e Literatura da escola, “é preciso que consigamos linkar o livro à realidade das novas tecnologias, ‘gamificando’ a educação, para que nossos estudantes do ensino médio melhorem sua capacidade leitora”.

E os estudantes do noturno não poderiam ficar de fora, pois além da leitura do livro “A face oculta” e o momento de parada para leitura na terça e, também, a participação no quiz, serão exibidos diariamente no pátio um episódio da série televisiva “Anne”, série essa que mostra como a imaginação e leitura transformam vidas.

  • 1 / 8
  • 2 / 8
  • 3 / 8
  • 4 / 8
  • 5 / 8
  • 6 / 8
  • 7 / 8
  • 8 / 8
H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!