Abaixo-assinado contra proposta de modelo cívico militar divide opiniões; reunião aberta no dia 1º de setembro deve reunir pais, alunos e professores.
Foto: Reprodução Redes Sociais A possível transformação da Escola de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão, em Imbituba, em uma unidade do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares tem mobilizado professores, estudantes, pais e moradores da região.
A ideia surgiu a partir de uma indicação feita pelo deputado estadual Sargento Lima (PL) ao governo catarinense, no fim de março, e será debatida em uma reunião pública marcada para o dia 1º de setembro, às 19h, no Salão Paroquial da Vila Nova Alvorada (Divinéia).
De um lado, professores e alunos temem que a presença militar ultrapasse a gestão administrativa e interfira no pedagógico.
O professor Harley, de Geografia, chegou a reforçar em entrevista que a escola deve ser um espaço plural e democrático. Um abaixo-assinado já reúne assinaturas de estudantes, docentes e responsáveis pedindo que qualquer decisão seja tomada apenas após uma ampla consulta pública.
Por outro lado, os apoiadores da proposta acreditam que a gestão compartilhada poderia melhorar disciplina, segurança e comportamento dos alunos, além de reforçar valores como ética e respeito. Para eles, a mudança não substituiria o papel dos professores, mas ajudaria a criar um ambiente mais organizado.
A Secretaria de Estado da Educação informou que, neste ano, apenas duas novas escolas — em Timbó e Videira — passam a adotar o modelo, chegando a 17 em todo o estado. Sobre Imbituba, a pasta afirmou que não há previsão imediata de adesão, mas que a possibilidade não está descartada.
Enquanto isso, as discussões seguem ganhando força nas redes sociais e grupos de mensagens, evidenciando a divisão de opiniões em torno do futuro da escola.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass