A decisão foi tomada durante reunião do Grupo de Trabalho da Tainha (GT Tainha), realizada no último dia 11 de julho.
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou nesta terça-feira (16) a inclusão de 50 toneladas na cota de pesca da tainha (Mugil liza) na modalidade de arrasto de praia no Mar Territorial de Santa Catarina. Com o acréscimo, a cota total destinada à modalidade passa a ser de 1.250 toneladas.
A decisão foi tomada durante reunião do Grupo de Trabalho da Tainha (GT Tainha), realizada no último dia 11 de julho, que contou com representantes do Governo Federal e do setor pesqueiro. O grupo deliberou pela transferência da cota remanescente da modalidade cerco/traineira para o arrasto de praia, após a desistência de uma embarcação previamente selecionada, conforme informado pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI).
A medida está respaldada pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26, de fevereiro de 2025, que autoriza a redistribuição de cotas não utilizadas da pesca industrial para outras modalidades, desde que respeitados os critérios técnicos e o fim do prazo de inscrição.
Segundo o MPA, será emitido um aviso quando 80% da nova cota for atingida (1.000 toneladas) e a pesca será encerrada ao alcançar 90% (1.125 toneladas), como forma de preservar o recurso pesqueiro.
O Superintendente Federal da Pesca em Santa Catarina, Jean Ricardo Antunes, ressaltou a importância da medida:
“Seguimos atentos para assegurar a boa gestão desse importante recurso, fortalecendo a pesca artesanal e garantindo a sustentabilidade da tainha, que é patrimônio cultural e econômico do nosso estado.”
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass