Sábado, 07 de setembro de 2024
Imbituba
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
22 °C
14 °C
CULTURA

Pesquisador da Unisul desmascara 'Kit Covid' e é premiado em congresso mundial realizado na Suíça

A pesquisa sobre o Kit Covid foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade.

Tubarão - SC, 27/06/2024 12h54 | Atualizada em 27/06/2024 12h56 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

Um pesquisador da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) foi reconhecido em um congresso internacional na Suíça por uma pesquisa que apontou a ineficácia do Kit Covid na prevenção de mortes de pacientes infectados pelo Covid-19.

A pesquisa sobre o Kit Covid foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade. O trabalho foi realizado pelas acadêmicas Fabiana Schuelter-Trevisol, Rafaela Bittencourt Flores e Gabriela de Souza Bett e orientado pelo pesquisador Daisson Trevisol.

Daisson explicou que o Kit Covid não apresentou nenhum benefício relacionado a sobrevivência dos pacientes ou sua alta hospitalar.

O Kit Covid, frequentemente referido como tratamento precoce, é uma designação utilizada para descrever a abordagem negacionista promovida pelo governo federal durante a pandemia, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, no que diz respeito ao uso de medicamentos que não possuem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. Este enfoque inclui a defesa do uso de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, anticoagulantes e suplementos de zinco.

“Verificamos que não houve diferença estatisticamente significativa nos resultados, ou seja, o tratamento precoce não melhorou as taxas de óbito ou alta hospitalar”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para realizar a pesquisa, a equipe pegou dados de todos os pacientes internados por covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, no período do início da pandemia até junho de 2021.

“Comparamos os que utilizaram Kit Covid antes da internação com os que não utilizaram. Avaliamos os desfechos intubação, necessidade de UTI e óbito. E podemos afirmar, de forma estatisticamente significativa, que o uso do kit não trouxe benefício para estes pacientes”, disse o pesquisador.

“Houve inclusive uma tendência (quando não há diferença estatisticamente significativa mas pode estar relacionado), de quem tomou o kit ter morrido mais. Mas isso pode estar relacionado ao fato de demorar mais para ir procurar o hospital”, completou.

O grupo foi premiado no “World Congress on Pharmaceutical Research and Toxicology“, evento internacional que reuniu cientistas de países como Inglaterra, Arábia Saudita, China, França, Estados Unidos e Índia.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!