Massa de ar polar se afasta do Estado na terça-feira.
Nesta segunda-feira (1), o sistema de alta pressão atmosférica, associado a massa de ar frio e seca de origem polar, segue contribuindo para um amanhecer com frio intenso e para formação de geada ampla pelo estado, além de nevoeiros localizados, permanecendo o risco moderado a alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.
As temperaturas mínimas voltam a marcar valores negativos entre o Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte, com valores inferiores a -5/-7°C nos pontos mais frios da Serra. No Oeste, Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grd. Florianópolis, os termômetros variam entre 0°C e 6°C com valores pontualmente menores.
Nas demais áreas, marcas entre 4°C e 8°C. As máximas sobem um pouco mais em relação ao dia anterior, se aproximando dos 20°C. na maioria das áreas, com exceção das regiões mais serranas onde ainda ficam entre 13 e 15°C. Ao longo do dia, o sol predomina em todas as regiões. O mar segue agitado no Litoral Sul no período da manhã, mas com tendência de enfraquecimento no decorrer do dia.
Na terça-feira (02), a massa de ar fria e seca de origem polar começa a se afastar do estado, mas ainda mantém a sensação de frio entre a madrugada e o início da manhã com a ocorrência de temperaturas negativas, que deve ser mais pontual se comparada aos dias anteriores, concentradas principalmente em regiões de baixada dos planaltos e Meio-Oeste.
Com o predomínio de sol, as temperaturas à tarde devem variar entre 18°C e 23°C na maior parte do estado com valores de até 24/25°C em trechos do Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul. Os ventos voltam a ser de norte, mas ainda com intensidade fraca. Não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo nem de agitação marítima.
Na quarta-feira (03), o frio segue perdendo intensidade pelo estado. Além disso, a aproximação de uma nova frente fria em formação no RS, favorece aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva nas áreas de divisa com esse estado, sobretudo no Litoral Sul, mas com baixos acumulados previstos e sem risco para ocorrências meteorológicas.
Os ventos do quadrante noroeste/oeste devem apresentar fraca intensidade na maioria das regiões, mas com rajadas entre 40 e 50 km/h entre os planaltos e Meio-Oeste com valores ainda maiores nas áreas mais altas da Serra. No amanhecer, temperaturas entre 5°C e 10°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 10°C a 18°C nas demais regiões.
Durante a tarde, as temperaturas apresentam elevação e faz calor com valores entre 23°C e 28°C na maior parte do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grd. Florianópolis com valores pontualmente ainda maiores.
Entre quinta (04) e sexta-feira (5), a frente fria passa a ter características estacionárias sobre o RS, o que mantém a condição de maior nebulosidade com condição para pancadas de chuva em áreas do centro/sul do estado, especialmente entre o Planalto Sul, Grd. Florianópolis e Litoral Sul.
Com o aumento de nebulosidade, as temperaturas já não caem tanto na madrugada, mas se mantêm menores nessas áreas à tarde. Em outras regiões, por outro lado, como no Grande Oeste e Norte do estado, as temperaturas seguem mais altas.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass