Temporais dão lugar a uma forte massa de ar frio no fim de semana, com possibilidade de geada e temperaturas negativas nas regiões serranas.
Os próximos dias serão marcados por mudanças intensas no tempo em Santa Catarina, com previsão de temporais, ventania, frio extremo e até possibilidade de precipitação invernal em algumas áreas, segundo a meteorologista Jéssica Silva, da Defesa Civil.
Nesta quinta-feira (7), o tempo segue instável em todo o estado. Já na madrugada, há previsão de pancadas de chuva em diversas regiões. Ao longo da manhã, a formação de um sistema de baixa pressão, aliado à chegada de uma nova frente fria no sul do Brasil, aumenta as chances de temporais com raios, ventania, chuva intensa e possível queda de granizo.
Os fenômenos se iniciam no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde, avançando para as demais regiões ao longo do dia. O risco para alagamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e destelhamentos é considerado moderado a pontualmente alto.
As temperaturas mínimas variam entre 7°C e 10°C nos Planaltos e de 11°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros sobem um pouco, com máximas entre 21°C e 23°C em grande parte do estado.


A instabilidade continua na sexta-feira (8), com risco de temporais mais intensos entre a madrugada e a manhã. No Litoral e Planalto Sul, rajadas de vento podem atingir os 60 km/h. O risco para destelhamentos, alagamentos e danos causados pelo vento segue de moderado a alto.
O mar também estará agitado, com ondas entre 2,5m e 3,0m, oferecendo risco moderado para a navegação e atividades marítimas.
Ao longo da tarde e da noite, uma massa de ar frio e seco começa a avançar sobre o estado, reduzindo as chuvas e derrubando bruscamente as temperaturas. As mínimas serão registradas à noite: abaixo de 5°C no Meio-Oeste e Planaltos (com marcas próximas a 0°C nas áreas mais altas), abaixo de 10°C no Oeste e próximas a 12°C no Litoral. Há risco para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

O sábado (9) será marcado pelo avanço do ar frio, com temperaturas mínimas negativas nas regiões serranas, podendo atingir -4°C em áreas de maior altitude. Nas demais regiões, as mínimas ficam abaixo dos 5°C. No Litoral, variam entre 5°C e 9°C.
Há chance de precipitação invernal durante a madrugada na Serra catarinense. Apesar do predomínio do tempo firme e do sol entre nuvens à tarde, as máximas não ultrapassam os 10°C na maior parte do estado, chegando a até 15°C no Litoral. O mar segue agitado, com risco moderado para a costa.

A previsão indica que o frio intenso se mantém no domingo (10) e na segunda-feira (11). As mínimas seguem abaixo de 5°C na maioria das regiões e podem atingir valores negativos nas áreas serranas. No Litoral, as temperaturas não devem passar dos 10°C. Há condições para formação de geada em grande parte do estado.
O risco para hipotermia, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias permanece alto, especialmente nas primeiras horas do dia.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass