Alertas da Defesa Civil colocam regiões de SC em estado de atenção.
O início desta semana será de tempo quente e seco na maior parte de Santa Catarina, mas a partir de quinta-feira (12), o avanço de uma frente fria favorece o retorno das chuvas em todas as regiões.
Entre a segunda (09) e a quinta-feira (12) o sol e o calor predominam, com temperaturas acima de 30°C em praticamente todas as regiões, com valores acima dos 35°C no Grande Oeste. Nestas regiões, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% durante as tardes e abaixo dos 20% em áreas do Oeste e Extremo Oeste.
Nestas áreas onde o tempo seco predomina, segue sendo observada a presença de fuligem vinda das queimadas do centro-norte do Brasil, condição que deve permanecer até a passagem de uma frente fria na quinta (12).
Na faixa litorânea a condição é diferente, com a presença de nevoeiros que deixam o tempo fechado e as temperaturas amenas, principalmente no amanhecer e anoitecer. Nestas áreas mais costeiras as temperaturas ficam na casa dos 25°C à tarde.
Já a partir da sexta-feira (13) e ao longo do final de semana, uma frente fria provoca chuva em todas as regiões catarinenses. Entre a tarde e noite da sexta já há chance de temporais no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS, e que vêm acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Ao longo do sábado (14), a frente fria avança para as demais regiões do estado levando a chuva que pode ocorrer com forte intensidade em curto período de tempo.
- Evite atividades físicas.
- Ingira bastante líquido, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado.
- Umedeça o ambiente, deixando vasilhas com água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.
- Limpe os olhos com algodão e água esterilizados para evitar problemas oculares.
A segunda-feira (09) começa com a formação de nevoeiros marítimos no litoral e no Vale do Itajaí que persistem durante todo o período em algumas áreas, especialmente aquelas mais próximas ao mar.
Nas demais áreas, sol e poucas nuvens. Entretanto, entre a tarde e à noite, em função da proximidade com instabilidades no RS, o Planalto Sul e o Litoral Sul terão condições para pancadas de chuva e temporais isolados com risco baixo para ocorrências associadas.
Os ventos estarão predominantes de norte/noroeste com rajadas de 50 km/h entre o Extremo Oeste e a Grande Florianópolis. No amanhecer, temperaturas entre 15°C e 24°C.
À tarde, as máximas ficam 19 e 25°C nos pontos mais altos da Serra e nas regiões costeiras e de 28 a 37°C no restante do estado. Além do calor intenso à tarde, a umidade do ar continua baixa entre o Grande Oeste e os planaltos e parte do Litoral Sul, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
A terça-feira (10), novamente amanhece com nevoeiros marítimos no litoral e no Vale do Itajaí, que se dissipam ao longo da manhã e voltam a se formar a partir do meio/final da tarde. Nas demais áreas, predomínio de sol e poucas nuvens.
Os ventos de direção nordeste devem apresentar rajadas entre 50 e 60 km/h na costa entre o Litoral Sul e Florianópolis. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 25°C, estando mais altas no Oeste e Litoral Sul.
À tarde as máximas seguem o mesmo padrão do dia anterior, ficando entre 19°C e 24°C nas áreas próximas ao mar e nas regiões mais altas da Serra, 30°C a 36°C no Oeste e Litoral Sul e de 25°C a 31°C nas demais regiões.
Além do calor intenso à tarde, a umidade do ar continua baixa entre o Grande Oeste e os planaltos e parte do Litoral Sul, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
A quarta-feira (11) começará com a formação de nevoeiros nas áreas litorâneas entre Florianópolis e o Litoral Norte e no Vale do Itajaí, que se dissipam ao longo do dia. Nas demais áreas, predomínio de sol desde cedo.
Os ventos pré-frontais de oeste/noroeste devem apresentar rajadas próximas de até 60 km/h no Grande Oeste e Planalto Sul. A partir da noite, com a aproximação da frente fria, os ventos de sul também se intensificam no Litoral Sul com rajadas de até 70 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.
O dia já começa abafado com marcas entre 20°C e 25°C no Litoral Sul e de 15°C a 22°C nas demais regiões.
À tarde, as temperaturas variam entre 32°C e 38°C no Oeste e Litoral Sul e de 27°C a 32°C nas demais áreas, com exceção das áreas de maior altitude e muito próximas ao mar, onde ficam menores.
Além do calor intenso à tarde, a umidade do ar continua baixa entre o Grande Oeste e os planaltos e parte do Litoral Sul, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
A quinta-feira (12) inicia com poucas nuvens na maior parte do estado, mas ao longo dia, com a aproximação de uma frente fria que atua no RS, a nebulosidade aumenta e entre a tarde e à noite, há condições para pancadas de chuva com trovoadas nas áreas de divisa com o estado vizinho.
Na sexta-feira (13) as instabilidades associadas ao deslocamento da frente fria e a uma área de baixa pressão se intensificam sobre o estado, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass