Segunda-feira, 22 de julho de 2024
Imbituba
20 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
14 °C
CLIMA

Municípios catarinenses contabilizam estragos provocados pela chuva

Previsão de sexta-feira com precipitações acima dos 100mm.

03/05/2024 08h38 | Atualizada em 03/05/2024 08h38 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação | Fonte: PORTAL SUL AGORA / DEFESA CIVIL DE SC

Santa Catarina registrou estragos nesta quinta-feira (2) com as fortes chuvas. No Estado, ao menos 19 cidades foram afetadas, de acordo com relatório da Defesa Civil.

Um idoso de 61 anos está desaparecido em Ipira, no Oeste catarinense. Já Praia Grande, no Sul, teve o dobro de chuva da média histórica de todo o mês de maio.

Em Orleans, um deslizamento na localidade de Otávio Dalazen atingiu parcialmente uma residência. Uma família de quatro pessoas adultas foi acolhida em casa de parentes.

Em Bom Jardim da Serra, houve registro de queda de barreiras, estradas interrompidas e pontes do interior submersas.

Previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta-feira

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de “grande perigo” relacionado a tempestades e acumulados de chuvas que devem atingir Santa Catarina nesta sexta-feira (3).

Segundo o Inmet, são previstos ventos fortes com rajadas acima dos 60 km/h, ocorrência de descargas elétricas, possível queda de granizo e chuvas ainda volumosas podendo superar os 100mm.

As áreas mais afetadas devem ser a região Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FINAL DE SEMANA

Nesta sexta-feira (03), a frente fria, agora associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai,  mantém o tempo instável e com chuva em SC, que permanece ocorrendo de forma mais persistente e intensa do centro ao sul do estado, sobretudo nas áreas próximas da divisa com o RS, o que resulta em volumes acumulados maiores nessas regiões.

Por alguns momentos, a chuva ocorre na forma de temporais com raios, rajadas de vento e com chance de granizo. 

O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo. 

O vento predomina do quadrante norte no interior do estado, com fraca intensidade e de sul/sudeste no Litoral com rajadas de até 55 km/h. As temperaturas máximas oscilam entre 19 e 24°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul e entre 22 e 26°C no Planalto Norte e Litoral Norte. 

SÁBADO (04)

No sábado (04) a chuva permanece concentrada entre o centro e sul catarinense, onde há condições para temporais por alguns momentos, com raios, rajadas de vento e eventual granizo. 

Nas demais regiões, presença de sol, calor e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde, devido ao deslocamento do sistema de baixa pressão do sul do Paraguai em direção ao oceano, passando pela divisa entre SC e o RS. 

O risco é baixo a moderado  para ocorrências relacionadas a queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos, devido a chuva dos dias anteriores. 

Vento de norte a noroeste fraco a moderado, virando para sul no litoral e áreas próximas à noite. As temperaturas mínimas variam entre 14 e 20°C pelo estado, chegando aos 22°C nas áreas costeiras.

À tarde as máximas variam entre 22 e 25°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul e se aproximam dos 30°C nas demais regiões. 

DOMINGO (05)

No domingo (05), a formação de uma nova frente fria entre o Uruguai e o RS, concentra a instabilidade no estado vizinho. Em SC, presença de sol entre nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas no sul do estado, novamente próximo da divisa com o RS. 

O risco é baixo para ocorrências relacionadas às condições de tempo previstas, porém se mantém moderado a alto para deslizamentos devido à chuva dos dias anteriores. 

O vento sopra fraco a moderado, de nordeste a noroeste em todas as regiões.  No amanhecer, temperaturas mínimas entre 16 e 20°C na maior parte do estado.

Nos planaltos as mínimas variam entre 14 e 16°C e no Litoral entre 19 e 22°C.  À tarde as máximas voltam a se elevar no estado, se aproximando dos 30°C em todas as regiões com exceção do Planalto Sul onde variam entre 23 e 26°C. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

  Entre segunda (06) e terça-feira (07), a instabilidade segue posicionada no estado vizinho. Em SC, presença de sol entre algumas nuvens e pequena chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no sul do estado na terça-feira (07).

As temperaturas ficam mais altas nestes dias, com máximas oscilando em torno dos 30°C em todas as regiões catarinenses. 

 

 

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!