Segunda-feira, 22 de julho de 2024
Imbituba
20 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
14 °C
CLIMA

FRIO, VENTO E TEMPORAIS: Semana de tempo instável, mar agitado e frio em SC

Temperaturas despencam na madrugada de terça; possibilidade de geada na serra.

Santa Catarina - SC, 13/05/2024 09h39 | Atualizada em 13/05/2024 09h40 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

No decorrer desta segunda-feira (13), uma frente fria avança por Santa Catarina, deixando o tempo chuvoso e com chance de temporais, especialmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul.

Nestas áreas o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos à rede elétrica. 

Os ventos se intensificam ao longo do dia, especialmente nas áreas costeiras e serranas, com rajadas de sul entre 50 e 70 km/h. Essa condição também favorece a agitação marítima, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Florianópolis.

No restante do litoral, as ondas variam de 1,5 a 2,5m. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos e à agitação marítima. 

As condições de vento e agitação marítima são provocadas devido a um Ciclone Extratropical, que a frente fria está associada, o qual deve se afastar rapidamente para o mar. Uma massa de ar frio avança por SC ao longo do dia, provocando declínio das temperaturas e fazendo com que as mínimas sejam registradas durante a noite.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TERÇA-FEIRA (14)

terça-feira (14) inicia com presença de nebulosidade e chuva no norte catarinense, ainda associada a passagem da frente fria. Entretanto, o sistema se afasta de Santa Catarina no decorrer do dia, dando espaço a uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica.

A tendência é de tempo nublado, em especial nas áreas de divisa com o RS e Grande Florianópolis. O declínio das temperaturas passa a ser sentido também no norte do estado. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 6°C na serra catarinense, variam entre 9°C e 11°C no Grande Oeste e Grande Florianópolis serrana e entre 12°C e 16°C nas demais regiões.

Segue a condição de agitação marítima, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

QUARTA-FEIRA (15)

Na quarta-feira (14), a massa de ar frio e seco se estabelece em Santa Catarina e deve provocar o primeiro evento de geadas amplas e temperaturas mínimas negativas do outono.

O sistema de alta pressão associado a esta massa de ar deixa o tempo ensolarado em todo o estado.

O dia amanhece com temperaturas mínimas abaixo dos 0°C no Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste, onde geadas amplas devem ser observadas. No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis serrana, variam entre 2°C e 6°C .

As temperaturas máximas ficam entre 18°C e 21°C no Grande Oeste e entre 13°C e 18°C nas demais regiões. A condição de agitação marítima ainda persiste, com ondas de sudoeste e alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), novas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul, que devem avançar em direção às áreas de divisa com Santa Catarina provocando temporais e chuvas pontualmente intensas.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!