Existe uma pequena chance de precipitação invernal, como neve e chuva congelada, entre a noite desta segunda e manhã de terça.
Após a passagem da frente fria, ao longo da tarde desta segunda-feira (23) uma intensa massa de ar frio e seco avança para o sul do Brasil e as temperaturas caem bruscamente, favorecendo a sensação de frio intenso em todas as regiões de Santa Catarina.
O risco é ALTO a MUITO alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas nas áreas mais suscetíveis.
Existe uma pequena chance de precipitação invernal, como neve e chuva congelada, entre a noite da segunda e manhã de terça-feira, devido ao encontro da umidade associada a frente fria, combinada a intensa entrada da massa de ar frio. Nestes dias, há condições de formação de geada ampla e intensa, inclusive com condições para geada negra entre os Planaltos e o Oeste catarinense.
O primeiro frio intenso do inverno provoca temperaturas muito baixas nas próximas noites e amanheceres. A terça-feira (24) começa com temperaturas abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos, Grande Florianópolis Serrana e alguns pontos do Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nas regiões próximas da costa e Médio Vale, as mínimas esperadas ficam próximas e até abaixo de 5°C.
O frio intenso se mantém até a manhã de quarta-feira (25), no decorrer do dia, com o predomínio de sol, as temperaturas marcam valores entre 14°C e 17°C.
Nestes dias, há condições para formação de geada ampla e intensa em grande parte do estado. Há condições para geada negra entre os Planaltos e o Oeste catarinense.
Na quinta-feira (26), as instabilidades se intensificam, com previsão de pancadas de chuva em todas as regiões do estado. Há condições favoráveis para a ocorrência de granizo fino, especialmente entre o Oeste e os Planaltos. Na sexta-feira (27), o tempo apresenta uma breve melhora em grande parte de Santa Catarina, mas o final de semana deve ser novamente marcado por chuva.
Entre esta segunda (23) e terça-feira (24), a atuação de um ciclone extratropical em alto mar intensifica os ventos de direção sul e, consequentemente, a agitação marítima, provocando ondas de sul entre 2,5 e 3,0m e picos de até 3,5m. O risco é moderado para atividades relacionadas à atividades de pesca, navegação e esportes náuticos.
A segunda-feira (23) ainda inicia com chuva em praticamente todas as regiões de Santa Catarina e com condições para temporais isolados no norte do estado. O risco é moderado para ocorrências relacionadas. Já a partir da tarde, a instabilidade se afasta e umas massa de ar frio e seco avança sobre o estado, diminuindo significativamente as temperaturas e trazendo a sensação de frio intenso, com risco alto a muito alto para ocorrências como hipotermia. À noite são esperadas temperaturas entre 0 e 4°C no Grande Oeste e Planaltos e entre 6 e 12°C nas demais regiões. No litoral o vento sul agrava a sensação de frio. Já em áreas do Meio-Oeste e, principalmente, da Serra catarinense os termômetros podem registrar valores negativos e não se descarta o registro de neve.
A madrugada e amanhecer da terça-feira (24) serão de bastante frio em todo o estado, com condições para a formação de nevoeiros e geada abrangente. As mínimas variam de 0 a -4°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, chegando a valores ainda menores nos pontos mais altos da Serra. No Litoral e áreas próximas o frio também será intenso, com mínimas entre 3 e 8°C. Apesar do predomínio do sol, à tarde os termômetros não passam dos 16°C no litoral e permanecem na casa dos 7 aos 12°C no interior do estado. Na Serra as máximas não passam dos 7°C. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como hipotermia.
O tempo continua firme na quarta-feira (25) e o amanhecer ainda será de bastante frio e condições para a formação de geada abrangente. As mínimas variam entre 2 e -2°C no Grande Oeste, planaltos e Alto Vale. Na faixa litorânea são esperadas temperaturas mínimas na casa dos 3 aos 10°C. À tarde os termômetros sobem um pouco mais em comparação aos dias anteriores, chegando aos 17°C na maioria das áreas. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas.
O frio diminui e a instabilidade retorna ao estado na quinta-feira (26), com condições para novos temporais com chuva pontualmente intensa em todo o estado. Na sexta-feira (27) a chuva ainda segue atuando no norte do estado, mas o tempo volta a ficar firme entre o Extremo Oeste e o Sul catarinense.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass