A atuação de sistemas de baixa pressão e o avanço de uma frente fria devem provocar temporais, chuva intensa e risco elevado de ocorrências associadas até a próxima terça-feira (16).
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / GovSC A meteorologista Jéssica Silva, da Defesa Civil de Santa Catarina, alerta para um período de forte instabilidade atmosférica no estado a partir desta sexta-feira (12).
A atuação de sistemas de baixa pressão e o avanço de uma frente fria devem provocar temporais, chuva intensa e risco elevado de ocorrências associadas até a próxima terça-feira (16).
A formação de uma nova área de baixa pressão no interior do continente deixa o tempo instável em todas as regiões. Há condições para temporais isolados, com raios, rajadas de vento, granizo e chuva pontualmente intensa, principalmente nas áreas próximas ao Paraná.
Nessas regiões, o risco para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores é moderado a pontualmente alto.
No Litoral, a chuva ganha força à noite, tornando-se persistente e, em alguns momentos, intensa, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas.
As mínimas variam entre 15°C e 18°C no Meio-Oeste e Planaltos, e entre 18°C e 23°C nas demais áreas. As máximas chegam aos 30°C no Litoral e ficam entre 24°C e 27°C nas demais regiões.


Durante a madrugada de sábado, as condições para temporais aumentam em todo o estado. Os fenômenos podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, granizo e chuva intensa, principalmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A instabilidade persiste até a tarde, diminuindo ao longo da noite.
O risco para enchentes, alagamentos, queda de árvores e destelhamentos é moderado a alto.

O domingo segue com tempo instável e chuva a qualquer hora, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná. No Litoral, a chuva deve ser persistente ao longo do dia.
À tarde, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
As temperaturas variam em torno de 20°C no Litoral e Oeste, e entre 15°C e 19°C do Meio-Oeste aos Planaltos.

Na segunda-feira, a aproximação e o avanço de uma frente fria deixam o tempo ainda mais instável em Santa Catarina, intensificando as condições para temporais. Há risco moderado a pontualmente alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos, especialmente no Grande Oeste, na divisa com o Rio Grande do Sul e na Grande Florianópolis.
Na madrugada de terça-feira (16), a instabilidade permanece, sobretudo na metade leste do estado. Com o passar das horas, as condições tendem a perder força, exceto no Litoral Norte, onde os temporais e a chuva intensa podem persistir até o fim da tarde.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass