Segunda-feira, 22 de julho de 2024
Imbituba
20 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
14 °C
CLIMA

Chuva volumosa nos próximos dias deixa Sul de SC em alerta para risco de enchentes e enxurradas

Nesta quinta-feira (2), a aproximação de uma frente fria provoca temporais com chuva intensa nas áreas de divisa com o RS.

Santa Catarina -SC, 02/05/2024 08h50 | Atualizada em 02/05/2024 08h51 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

Nesta quinta-feira (2), a aproximação de uma frente fria provoca temporais com chuva intensa nas áreas de divisa com o RS, e vem acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo.

A chuva também pode ocorrer de maneira intensa em curto período de tempo. O risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Ao longo do dia, os temporais também se deslocam para as demais regiões do Estado, com risco moderado a alto para ocorrências.

Em um primeiro momento, a frente fria atua sobre o Norte gaúcho e a divisa catarinense, mas dependendo de seu posicionamento, a chuva também pode ser volumosa em outras áreas de Santa Catarina.

O vento sopra fraco a moderado, com rajadas de 50 a 65km/h. Devido às incertezas nos modelos meteorológicos e à situação no Estado do RS devido às fortes chuvas, a SDC/SC recomenda que acompanhem a atualização dos Avisos, Alertas e Monitoramentos Meteorológicos que são emitidos em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA (03)

Na sexta-feira (03), a frente fria segue atuando em SC e mantendo o tempo instável em todas as regiões, com os temporais mais intensos ocorrendo do centro ao sul do estado, o que resulta em volumes acumulados maiores nessas regiões. 

O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendavais e queda de granizo. Vento predominando do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 55 km/h.

As temperaturas mínimas ficam entre 17 e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e no litoral e variam entre 12 e 18°C em nas demais áreas. As máximas oscilam entre 17 e 24°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e no litoral e marcam entre 13 e 18°C no restante do estado.

SÁBADO (04)

No sábado (04) segue a influência da frente fria, que provoca pancadas de chuva e temporais pelo estado entre a madrugada e a manhã. 

A partir da tarde o sistema começa a se deslocar em direção ao RS novamente, com as instabilidades se concentrando mais nas regiões do Sul de SC, e as demais áreas terão presença de sol com aumento de nuvens e chance de pancadas isoladas. 

O risco é baixo a moderado  para ocorrências relacionadas a queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos. 

Vento de norte a noroeste, fraco a moderado virando de sul no litoral e em áreas próximas à noite. 

As mínimas variam entre 14 e 20°C pelo estado, chegando aos 22°C nas áreas costeiras e as máximas oscilam entre 23 e 31°C na Grd. Florianópolis, No vale do Itajaí, Litoral Norte e no Planalto Norte e variam entre 18 e 24°C nas outras regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 O domingo (05) ainda inicia chuvoso nas regiões de divisa com o RS, mas com o recuo da frente fria para o estado vizinho, entre a manhã e a tarde o tempo volta a ficar firme e o sol passa a predominar em todas as regiões catarinenses. 

segunda-feira (06), segue com sol e variação de nuvens pelo estado.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!