Entre o final da noite de quarta (4) e a quinta-feira (5), frente fria avança pelo Estado, intensificando as instabilidades.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de temporais entre a noite desta quarta-feira (4) e a tarde de quinta-feira (5), em razão da formação e avanço de uma frente fria que vai intensificar as instabilidades em todo o estado.
Segundo o alerta, a condição para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo tem início no Extremo Oeste ao final da noite de quarta-feira e avança para as demais regiões entre a madrugada e a tarde de quinta-feira.
A partir de sexta-feira (6), a frente fria começa a se afastar gradativamente do estado, o que deve proporcionar uma melhora no tempo. No entanto, o dia ainda será marcado por muita nebulosidade e pancadas de chuva isoladas e de menor intensidade.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar as atualizações dos avisos e alertas, que podem ser recebidos gratuitamente por SMS. Para isso, basta enviar o CEP da localidade para o número 40199. Em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a própria Defesa Civil pelo 199.
A quarta-feira (4) começa com a presença de nevoeiros em alguns pontos. Pela manhã, os nevoeiros dissipam e o sol aparece entre nuvens na maioria das regiões. Durante a tarde, a intensificação de uma área de baixa pressão desestabiliza a atmosfera a partir do Grande Oeste catarinense, onde haverá condições para formação de tempestades com raios, chuva intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
Ao longo da noite, essa condição se estende para as demais regiões do estado, trazendo risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores e demais transtornos associados à chuvas e ventos fortes, especialmente no Grande Oeste. As temperaturas sobem mais em relação aos dias anteriores, com máximas de até 26/28°C no Extremo Oeste e regiões litorâneas.
Na quinta-feira (5), a passagem de uma frente fria pelo estado reforça o quadro de instabilidade, com a ocorrência de tempestades desde as primeiras horas do dia no estado catarinense, dando início na região Grande Oeste e avançando gradualmente para as demais regiões. São esperados temporais com raios e chuva intensa, com risco moderado a muito alto para alagamentos e enxurradas, assim como para danos associados a ventos intensos e granizo, como destelhamentos, queda de galhos, árvores e postes de energia.
Por conta do tempo mais nublado e das chuvas, as temperaturas não apresentam grande variação ao longo do dia, com máximas entre 15°C e 22°C na maior parte do estado.
Na sexta-feira (6), a frente fria se afasta do estado, favorecendo a diminuição da instabilidade. No entanto, o dia ainda deve ser marcado pela grande quantidade de nuvens, além da condição para formação de nevoeiros no início e final do dia. Nas áreas serranas do leste do estado e áreas próximas à divisa com o Paraná, há condições para chuvas fracas esparsas, mas sem oferecer risco para ocorrências associadas.
Com a aproximação de uma massa de ar mais frio, as temperaturas mínimas devem ser registradas à noite com marcas entre 5°C e 10°C nas áreas serranas e de 10°C a 16°C nas demais regiões.
No final de semana (7 e 8/6), a formação de mais uma frente fria sobre o Sul do Brasil volta a desestabilizar a atmosfera no estado, com condição para chuva e temporais isolados na grande maioria das regiões. As temperaturas também apresentam ligeira diminuição em relação aos dias anteriores.
O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável.
facebook.com/hnoticiass instagram.com/hnoticiass