Segunda-feira, 22 de julho de 2024
Imbituba
20 °C
14 °C
Fechar [x]
Imbituba
20 °C
14 °C
CLIMA

Após as fortes chuvas, Garopaba e Imbituba decretam situação de emergência

Semana inicia com força-tarefa nas localidades prejudicadas.

Garopaba/Imbituba - SC, 15/04/2024 18h13 | Atualizada em 17/04/2024 10h50 | Por: Holmes Brasil Jr. - Redação

Devido aos danos provocados pelas chuvas que atingiram a cidade neste fim de semana, a Prefeitura de Garopaba declarou situação de emergência no município, com a publicação do Decreto Nº 094/2024 . Fica, então, autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias à redução dos efeitos causados pelas chuvas. A medida é válida para o prazo de 90 dias, e pode ser prorrogada por igual período caso haja necessidade. 

Durante toda esta segunda-feira (15), equipes do Grupo de Resposta e Ação Coordenada (GRAC) foram deslocadas para as áreas mais afetadas, para minimizar os impactos causados na cidade. As operações incluíram a limpeza e manutenção de vias, reparos de buracos, recolhimento de entulhos, desobstrução de redes de drenagem, além de vistorias de morros e encostas, para evitar novos deslizamentos.  Em algumas casas, foi instalada uma bomba de sucção para drenagem da água.  

As áreas de risco mapeadas receberam visita para orientar os cidadãos novamente. Destaca-se também que não há o registro de desabrigados em Garopaba, que são aqueles que estão sob responsabilidade do município em abrigos públicos. No entanto, algumas famílias ficaram desalojadas. "É um número difícil de precisar, já que as pessoas saem de suas casas e vão para a casa de parentes, alguns por conta própria, outros com nosso suporte", ressalta o diretor de Defesa Civil de Garopaba, Guilherme Lima. 

Para quem precisar de alojamento e/ou comunicar situações de risco com infraestrutura, como alagamentos e inundações, ligue para o GRAC e Defesa Civil, no 32548199. Resgate de famílias, ligue para o Corpo De Bombeiros Militar, no 193.  Entre em contato quando for necessário.  Faça uma auto análise do risco, para que as medidas sejam eficazes para preservar a vida. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Educação

Ao longo desta segunda-feira (15), todas as unidades escolares públicas receberam manutenção de limpeza, e foram realizadas vistorias na infraestrutura. Como tudo está dentro da normalidade, ficou decidido o retorno das aulas, nesta terça-feira (16), na Rede Municipal de Garopaba, incluindo a Escola Municipal de Esporte. O transporte escolar está confirmado. Qualquer dúvida, recomenda-se que os pais e familiares dos estudantes entrem em contato com a equipe de direção da instituição escolar.

Saúde

O Garopaba Pronto Atendimento (GPA) 24h segue com o fluxo de pacientes e de consultas, assim como todos os serviços essenciais da Secretaria de Saúde. A única exceção é no transporte de Saúde, que ainda permanece suspenso no sentido Norte, em direção à Florianópolis, por conta da interdição do trânsito na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça. A partir desta terça-feira (16), a equipe entrará em contato com os pacientes que foram afetados por essa condição, para agendar nova data.

 

IMBITUBA TAMBÉM DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA

 

Ainda na segunda-feira, em reunião, a Prefeitura Municipal de Imbituba decidiu também decretar o Estado de Emergência no município, devido aos grandes estragos que a chuva causou durante o final de semana.

“O Estado de Emergência vai nos dar mais agilidade nas correções que precisam ser feitas e que a população seja atendida rapidamente”, disse o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Segundo a Defesa Civil do Município, foram 155 milímetros de chuva em 48 horas.

“O previsto para dois meses em apenas dois dias. Isso resultou na destruição de ruas, alagamento de vias e residências que acabaram prejudicando os munícipes. Estamos levantando todas as ocorrências e necessidades para que possamos resolvê-las o mais breve possível”, destacou o prefeito acompanhado do Coordenador da Defesa Civil de Imbituba, Laureci Teixeira, do Secretário de Infraestrutura, André de Carvalho Francisco e do diretor do Samae, Marcelo Pinho Moreira.

O prefeito destacou que uma família de três moradores ficou desabrigada e está sendo atendida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação – SEASH.

“Dez pontos na cidade são nossas prioridades neste momento. Principalmente ruas em Nova Brasília, Arroio e Araçatuba que ainda estão intransitáveis pois a água não baixou nesses locais. Ao longo da semana a Secretaria de Infraestrutura estará fazendo um Mutirão para realizar a manutenção nas ruas que estão intransitáveis”, comenta Rosenvaldo.

No Arroio, a Rua Manoel Ataíde da Rosa não aguentou o fluxo de água e acabou desabando, como outras ruas do município que também ficaram intransitáveis. A chuva também causou danos na região de Ibiraquera (Praia do Rosa). As estradas ficaram intransitáveis em alguns pontos.

Em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil de Imbituba através do número 199, ou pelo WhatsApp: (48) 99993-1490. O número do Corpo de Bombeiros é 193.

As famílias também podem entrar em contato com os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS através dos Telefones: CRAS Norte: 3355-8100 ramal 8408 e CRAS Sul 3355-8100 ramal 8416.

H Notícias

O H Notícias é o mais novo canal de informação criado para atender Imbituba, Imaruí, Garopaba e região; por extensão damos publicidade ainda aos acontecimentos mais relevantes dos demais municípios da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e de toda a região Sul de Santa Catarina. Por fim, tudo o que acontece em Santa Catarina com relevância aos nossos leitores. Notícias factuais com qualidade, divulgadas de forma responsável. 

 

 

facebook.com/hnoticiass     instagram.com/hnoticiass

H Notícias © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!